



- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Montalegre Alert - Reclamações
- Regulamentos
- Avisos e Editais
- Ambiente
- Calendário de montarias ao javali - Concelho de Montalegre
- Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos
- Espécies Migratórias de Verão
- Candidatura à ZCM de Montalegre
- Análises da água para consumo humano
- Inscrições na Zona de Caça Municipal
- Concessões de Pesca Desportiva
- Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
- Plano de Contingência para Situações de Seca
- Plano Comunicação Emergência Quali/Qtd Água
- Vigilância Sanitária
- Taxas e licenças
- Requerimentos
- Balcão Digital - Serviço de Águas
- Contratação pública
- Bens e serviços adquiridos sem concurso (Ajustes Directos)
- Contratos Adjudicados
- Anúncios de Abertura de Concursos
- Concursos (Peças Concursais, Programa, Cadernos de Encargos, Relatórios de Avaliação, Adjudicatários, Entidades Concorrentes e Consultadas)
- Controlo e Avaliação dos Contratos (necessário registo na plataforma para consultar)
- Serviços Online
- Legislação
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Eleições
- Defesa do Consumidor
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Informações Úteis
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Montalegre- uma ideia da Natureza
- Mapa turístico interativo
- Onde comer e onde dormir?
- O que fazer?
- Como chegar?
- Acessibilidade
- Mapa do concelho
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Seselhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Informações úteis
- Cultura
- Desporto
- Autarquia
- Município
- Informação financeira
- Informação geográfica
- Resenha histórica
- Município em números
- Património municipal
- Símbolos do município
- Freguesias
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Sezelhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Editais
- Património Mundial
- Organigrama
- Câmara Municipal
- Assembleia Municipal
- Freguesias
- Projetos cofinanciados pela UE
- Protecção Civil
- Contactos
- Município
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Eleições
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
Plano estratégico de turismo do Alto Tâmega

Integrado num périplo de explicações a realizar pelos seis municípios do Alto Tâmega, foi apresentado publicamente, no auditório municipal de Montalegre, o denominado "Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega" no âmbito do projeto Alto Tâmega Turismo 4.0. Um documento que vendo sendo aperfeiçoado desde 2019 e cujo fim é reforçar a capacidade empresarial dos operadores turísticos da região para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, dando coerência e consistência à estratégia turística definida para a região e que tem norteado o trabalho dos seis municípios nos últimos anos. O encontro contou com as explicações do Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves, e com o contributo do vice-presidente do município de Montalegre, David Teixeira.
Concluído o road show de apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega, ainda durante o mês de maio, arrancam workshops de capacitação dirigidos ao setor privado da restauração, alojamento e animação turística, que irão percorrer os seis municípios e darão destaque aos produtos turísticos mais importantes em cada um desses concelhos.
Montalegre | Apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega (PROGRAMA)
Montalegre | Apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega (CONVITE)
TEM A PALAVRA
Ramiro Gonçalves | Primeiro Secretário Executivo da CIMAT
«Tem sido uma avaliação muito positiva. É um momento de partilha do Plano Estratégico do Alto Tâmega que está a ser desenvolvido desde 2019. É um documento importante porque tem as grandes balizas daquilo que será a estratégia do território no sentido de termos mais e melhores turistas que possam pagar um valor mais alto por aquilo que será o nosso leque de experiências. Tem sido um road show pelos municípios do Alto Tâmega onde temos recolhido múltiplas ideias. Contamos, nas próximas semanas, por a rede a trabalhar com os privados porque são eles que movimentam a hotelaria, a restauração e a animação. É uma atividade (turismo) que vale hoje 50 milhões de euros no território, mas que ainda tem uma capacidade de carga inferior a 30%. Queremos atrair mais pessoas que valorizem a nossa identidade e qualidade e que, ao mesmo tempo, os operadores privados percebam que têm que trabalhar nessa qualidade. Não chega oferecer qualquer coisa porque isso estraga a experiência. O caminho é o da qualidade. A sazonalidade é uma questão importante que tem que ser combatida. Tem sido minorada com a realização de eventos que têm sido feitos na época baixa do território no sentido de "puxar" as pessoas. Vamos criar um Festival Gastronómico no Alto Tâmega e Barroso. Terá um tema que será apresentado oportunamente. Estamos a trabalhar no sentido da primeira edição avançar no Outono deste ano.»
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É obrigatório pensar a região e não apenas nas "capelinhas". Se nós, a nível individual, não tivermos a noção da rede que é preciso criar dentro de cada concelho, nunca vamos entender esta criação deste destino turístico à escala da região. Foi aqui apresentado o trabalho que está a ser feito pelas Câmaras e pelos técnicos turísticos nas promoções que estão a ser feitas fora deste território. É esta necessidade que temos de trazer os privados para dentro desta estratégia. Há três palavras que têm que ser discutidas nos próximos tempos: qualidade do produto turístico; a rede que é preciso criar para que este produto turístico funcione e a experiência que é preciso vender.»






