Plano estratégico de turismo do Alto Tâmega

09 Maio 2022

Integrado num périplo de explicações a realizar pelos seis municípios do Alto Tâmega, foi apresentado publicamente, no auditório municipal de Montalegre, o denominado "Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega" no âmbito do projeto Alto Tâmega Turismo 4.0. Um documento que vendo sendo aperfeiçoado desde 2019 e cujo fim é reforçar a capacidade empresarial dos operadores turísticos da região para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, dando coerência e consistência à estratégia turística definida para a região e que tem norteado o trabalho dos seis municípios nos últimos anos. O encontro contou com as explicações do Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves, e com o contributo do vice-presidente do município de Montalegre, David Teixeira.
Concluído o road show de apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega, ainda durante o mês de maio, arrancam workshops de capacitação dirigidos ao setor privado da restauração, alojamento e animação turística, que irão percorrer os seis municípios e darão destaque aos produtos turísticos mais importantes em cada um desses concelhos.

Montalegre | Apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega (PROGRAMA)

Montalegre | Apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega (CONVITE)

TEM A PALAVRA

Ramiro Gonçalves | Primeiro Secretário Executivo da CIMAT
«Tem sido uma avaliação muito positiva. É um momento de partilha do Plano Estratégico do Alto Tâmega que está a ser desenvolvido desde 2019. É um documento importante porque tem as grandes balizas daquilo que será a estratégia do território no sentido de termos mais e melhores turistas que possam pagar um valor mais alto por aquilo que será o nosso leque de experiências. Tem sido um road show pelos municípios do Alto Tâmega onde temos recolhido múltiplas ideias. Contamos, nas próximas semanas, por a rede a trabalhar com os privados porque são eles que movimentam a hotelaria, a restauração e a animação. É uma atividade (turismo) que vale hoje 50 milhões de euros no território, mas que ainda tem uma capacidade de carga inferior a 30%. Queremos atrair mais pessoas que valorizem a nossa identidade e qualidade e que, ao mesmo tempo, os operadores privados percebam que têm que trabalhar nessa qualidade. Não chega oferecer qualquer coisa porque isso estraga a experiência. O caminho é o da qualidade. A sazonalidade é uma questão importante que tem que ser combatida. Tem sido minorada com a realização de eventos que têm sido feitos na época baixa do território no sentido de "puxar" as pessoas. Vamos criar um Festival Gastronómico no Alto Tâmega e Barroso. Terá um tema que será apresentado oportunamente. Estamos a trabalhar no sentido da primeira edição avançar no Outono deste ano.»

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É obrigatório pensar a região e não apenas nas "capelinhas". Se nós, a nível individual, não tivermos a noção da rede que é preciso criar dentro de cada concelho, nunca vamos entender esta criação deste destino turístico à escala da região. Foi aqui apresentado o trabalho que está a ser feito pelas Câmaras e pelos técnicos turísticos nas promoções que estão a ser feitas fora deste território. É esta necessidade que temos de trazer os privados para dentro desta estratégia. Há três palavras que têm que ser discutidas nos próximos tempos: qualidade do produto turístico; a rede que é preciso criar para que este produto turístico funcione e a experiência que é preciso vender.»

Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega (Atualização)

montalegre__plano_estrategico_do_alto_tamega___1_
montalegre__plano_estrategico_do_alto_tamega___2_