- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Montalegre Alert - Reclamações
- Regulamentos
- Avisos e Editais
- Ambiente
- Calendário de montarias ao javali - Concelho de Montalegre
- Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos
- Espécies Migratórias de Verão
- Candidatura à ZCM de Montalegre
- Análises da água para consumo humano
- Inscrições na Zona de Caça Municipal
- Concessões de Pesca Desportiva
- Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
- Plano de Contingência para Situações de Seca
- Plano Comunicação Emergência Quali/Qtd Água
- Vigilância Sanitária
- Plano Municipal de Ação Climática
- Taxas e licenças
- Requerimentos
- Balcão Digital - Serviço de Águas
- Contratação pública
- Bens e serviços adquiridos sem concurso (Ajustes Directos)
- Contratos Adjudicados
- Anúncios de Abertura de Concursos
- Concursos (Peças Concursais, Programa, Cadernos de Encargos, Relatórios de Avaliação, Adjudicatários, Entidades Concorrentes e Consultadas)
- Controlo e Avaliação dos Contratos (necessário registo na plataforma para consultar)
- Serviços Online
- Legislação
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Montalegre- uma ideia da Natureza
- Mapa turístico interativo
- Onde comer e onde dormir?
- O que fazer?
- Como chegar?
- Acessibilidade
- Mapa do concelho
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Seselhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Informações úteis
- Cultura
- Desporto
- Autarquia
- Município
- Informação financeira
- Informação geográfica
- Resenha histórica
- Município em números
- Património municipal
- Símbolos do município
- Freguesias
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Sezelhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Editais
- Organigrama
- Património Mundial
- Câmara Municipal
- Assembleia Municipal
- Freguesias
- Projetos cofinanciados pela UE
- Protecção Civil
- Contactos
- Município
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
Montalegre | Dia do Município 2022
Montalegre celebrou o Dia do Município (749 anos) com um conjunto de iniciativas dignas de louvor. A jornada iniciou com o tradicional hastear da bandeira e guarda de honra pelos bombeiros voluntários de Montalegre e Salto. Porém, o ponto alto esteve reservado para a sessão solene, feita nos Paços do Concelho, que condecorou várias personalidades com a Medalha de Honra do Município (António Gonçalves Araújo; Ascenso Luís Seixas Simões; Pedro Mourinho e ao casal, a título póstumo, Américo José Canedo e Margarida Figueiredo Pias Canedo) e homenageou o povo ucraniano. A jornada encerrou no auditório municipal com um magnífico espetáculo de ópera.
TEM A PALAVRA
Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«A celebração do Dia do Município é comemoração, é festa, é também dia de reflexão. Saber quem fomos e quem somos é o que se exige a quem quer saber pra onde há-de-ir. É por isso que o assunto quente da mineração que temos à porta, repito, temos à porta, não poderá neste momento ser ignorado. Fazer de conta que não vemos é a pior das cegueiras! Dia de festa, de reflexão, mas também de reconhecimento aos melhores dentre nós. Àqueles que pela obra, pelos feitos, pelo exemplo ou pela simpatia e proximidade a nós se notabilizaram. Homenageamos hoje o barrosismo. Isto é, homenageamo-nos a nós mesmos que sabemos estar à altura das nossas responsabilidades. Homenageamos também a política enquanto meio de transformação da sociedade, homenageamos a informação séria, feita de verdade e que tem de ser a roupagem do quarto poder. E homenageamos a coragem e a bravura de um povo que dá a vida pelos valores da liberdade e da civilização ocidental. Honramos o barrosismo na sua dimensão cultural e humana do antes quebrar que torcer. Honramos a memória dos Drs. Américo e Margarida Canedo enquanto fundadores do Externato Liceal de Montalegre onde tantos se iniciaram na arte do aprender a voar alto, honramos a política feita vontade de servir nas pessoas do António Araújo e Ascenso Simões, honramos a coragem do repórter de guerra Pedro Mourinho que não se deixou amedrontar e foi dos primeiros a dar-nos a conhecer os horrores de uma guerra até há pouco tida como impensável. Honramos, por fim, o mundo livre e civilizado na pessoa da Ex.ª Cônsul da Ucrânia, Alina Ponomarenko em representação da Sra. Embaixadora da Ucrânia em Portugal.»
António Gonçalves Araújo | Homenageado
«Foram muitos anos de vida autárquica no município de Montalegre. 16 como Presidente de Junta da Freguesia de Cabril e os restantes como Presidente da Assembleia de Freguesia de Cabril e membro da Assembleia Municipal bem como vereador da autarquia. Quero agradecer aos Presidente de Câmara e aos vereadores com quem trabalhei, pela forma leal como fui tratado. Foram anos de muita dedicação onde foi conseguida uma profunda transformação do concelho de Montalegre: rede viária, abastecimento de água, iluminação pública, arruamentos, saneamento, restauro do património religioso, apoio ao ensino e apoio ao setor social. O Lar de Cabril foi uma obra muito importante - onde foram criados 30 postos de trabalho - graças ao apoio da Câmara de Montalegre.»
Ascenso Luís Seixas Simões | Homenageado
«No princípio da década de 80 comecei a vir a Montalegre e nunca mais parei. A partir dessa altura, entendi que aqui havia um gene diferente nesta gente de tudo o resto. Ainda há poucos dias, num artigo do jornal Expresso, voltei a referir isto mesmo. Vocês são verdadeiramente uma gente diferente. De uma pequena terra, nascia um médico; de duas cabeças de gado, nascia um juíz e da pobreza nasceram tantas e tantas pessoas que se afirmaram pelo Mundo. Eu gostava de ser vosso. A partir de hoje sou também vosso. Será que tinha razão para estar aqui hoje no meio deste conjunto de galardoados? Talvez não fizesse sentido estar aqui, mas fizeram-me esta partida. Quero dizer-vos que estou aqui com muito gosto. Esta distinção não é para mim. Esta distinção é para todos vós. É para todos aqueles que teimam em continuar a viver aqui.»
Pedro Mourinho | Homenageado
«Quero agradecer à Câmara Municipal de Montalegre por esta distinção. Enche-me não só de orgulho como deixa-me verdadeiramente emocionado. Montalegre, para mim, é estar em casa, é estar em família. Família são os meus avós, os meus pais, os primos. Nasci em Lisboa mas foi aqui que eu reconheci as minhas origens e as minhas tradições. Estive na Ucrânia dois meses e reconheci no povo ucraniano muitas semelhanças com o espírito do povo barrosão. São bravos, são fortes, determinados e corajosos no que toca a defender aquilo que é deles. Quero deixar uma palavra especial aos autarcas. Revelaram, durante o período da pandemia, um apoio fundamental para proteger as suas populações.»
Américo José Canedo e Margarida Figueiredo Pias Canedo (título póstumo)
José Luís Canedo (filho)
«Esta distinção enche-nos de muita alegria e orgulho. Pensamos que é justo que o façam em função do seu percurso e da sua obra. A nós, compete-nos salientar o amor e dedicação que tiveram à nossa terra e às nossas gentes que foram os grandes desígnios dos nossos pais. Os principais vetores de desenvolvimento das sociedades são a paz, o pão, a saúde e a educação. É aqui, principalmente nestes dois últimos aspetos, que a obra dos nossos pais mais se fez sentir. Ao nosso pai, enquanto médico de clínica geral a título individual e institucional como delegado de saúde. À nossa mãe, enquanto corpo e alma do Colégio de Montalegre que constituíu a primeira "pedrada no charco" do que foi o desenvolvimento da educação e da cultura deste concelho. O colégio é obra de todos aqueles que por lá passaram: alunos, professores e funcionários. Queremos agradecer ao município e a todas as pessoas de Montalegre.»
Povo da Ucrânia | Homenagem (Alina Ponomarenko - Cônsul)
«Quero agradecer à Câmara de Montalegre pela atribuição da Medalha de Honra do Município ao povo da Ucrânia. Tem uma elevada importância para o nosso povo. Foi com muito gosto que aceitei o honroso convite que recebi do Presidente da Câmara de Montalegre. Estar aqui a participar nas festividades do feriado municipal é um motivo de prazer e de honra. Aproveito a ocasião para agradecer todo o apoio que temos recebido. Apreciamos imenso o apoio dos nossos aliados na luta contra a invasão militar russa. Muitas cidades ucranianas estão transformadas em ruínas. De forma contínua, vemos morrer crianças, mulheres e gente inocente. Continuo a apelar ao Governo e à comunidade portuguesa para que continuem com o vosso apoio. Agradecer à Câmara de Montalegre que apoia o povo ucraniano. Agradecer os vossos corações sinceros. O povo ucraniano está a morrer pela liberdade da Ucrânia e da Europa. Penso que já conquistámos o direto de fazer parte da União Europeia. Temos a certeza que a Ucrânia vai ganhar esta guerra. A democracia vai ganhar à tirania.»
MONTALEGRE | Feriado Municipal (9 junho 2022) - PROGRAMA
MONTALEGRE | DIA DO MUNICÍPIO 2022 | PRESIDENTE DA CÂMARA - DISCURSO
MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO
- António Gonçalves Araújo
- Ascenso Luís Seixas Simões
- Pedro Mourinho
- Américo José Canedo e Margarida Figueiredo Pias Canedo (título póstumo)
- Povo da Ucrânia
MONTALEGRE - (Dia do Município 2022) - António Gonçalves Araújo
MONTALEGRE - (Dia do Município 2022) - Ascenso Simões
MONTALEGRE - (Dia do Município 2022) - Pedro Mourinho
MONTALEGRE - (Dia do Município 2022) - Américo José Canedo e Margarida Figueiredo Pias Canedo
MONTALEGRE - (Dia do Município 2022) - Povo da Ucrânia
MEMÓRIA
2021. Dia do Município
2020. Dia do Município
2019. Dia do Município
2018. Dia do Município
2017. Dia do Município
2016. Dia do Município
2015. Dia do Município
2014. Dia do Município
MONTALEGRE | DIA DO MUNICÍPIO 2022