Ópera no Auditório Municipal | Magistral

09 Junho 2022

Foi de gala o fecho do programa de celebração do Dia do Município. Um espetáculo com nota elevada no auditório municipal de Montalegre. Em palco, o clássico "Nabucco" de Giuseppe Verdi com Orquestra e Coro "Ópera na Academia e na Cidade", dirigida por José Ferreira Lobo. Referir que este espetáculo surgiu à luz de uma candidatura intitulada "Montalegre Cultural", financiada pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

NABUCCO | GIUSEPPE VERDI (1813 – 1901)

Ópera em quatro partes, com libreto de Temistocle Solera (1815 – 1878), baseado na peça de 1836, Nabucodonosor, de Anicet-Bourgeois e François Cornue, e num bailado de Antonio Cortesi apresentado no mesmo ano no Teatro alla Scala, também inspirado na personagem histórica. Escrita em 1842, durante a época da ocupação austríaca no norte de Itália, é a ópera que estabeleceu de forma permanente a reputação de Verdi enquanto compositor e o transformou num símbolo liberal, pela sua dimensão política. Em analogia aos lombardos submetidos à invasão estrangeira, a ópera relata o domínio de um reino sobre outro: as disputas de poder e as perseguições políticas e religiosas entre Nabucco, rei da Babilónia, e o povo israelita. Tornando-se um símbolo do nacionalismo italiano da época, o grito secreto de liberdade “Viva VERDI!” escondia por detrás do nome do compositor um significado de alcance político – Viva Vittorio Emanuele Re d'Italia – que representava o sonho do Risorgimento e o desejo de unificação da pátria.

NORTE2020_FEDER

montalegre__opera___junho_2022___3_