Salto | VII 'Semana do Barrosão'

30 Julho 2022

Terra solar da raça barrosã, a vila de Salto é palco, ao longo deste fim de semana, da sétima edição da "Semana do Barrosão". O evento - organizado pela Junta de Freguesia de Salto e a Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã - abriu portas no belo parque de lazer do Torrão da Veiga. Um cartaz apoiado pelo município de Montalegre.

Está de volta a "Semana do Barrosão", mais uma aposta do município de Montalegre para alavancar o tecido económico do concelho. Um cartaz que decorre, ao longo deste fim de semana, na vila de Salto, terra onde reside o solar da raça barrosã. A partir do próximo ano, a nova PAC (Política Agrícola Comum) vai aumentar os subsídios para os agricultores em 10%. Uma boa notícia que vai ao encontro de outras apostas que têm sido levadas em linha de conta pela política da autarquia. Lembramos os apoios à sanidade animal; ao nascimento dos vitelos (100€/cabeça); incentivo ao Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã; quatro concursos pecuários realizados no concelho e o permanente apoio à continuidade do Matadouro Regional do Barroso e Alto Tâmega, sediado na aldeia do Barracão. Exemplos ao qual se soma mais um revelado pelo presidente da autarquia que garante apoio, para breve, aos pequenos ruminantes. Neste sentido, irá entrar em vigor um novo regulamento no início do próximo ano.

155 MIL EUROS PARA OS AGRICULTORES

No dia inaugural da VII "Semana do Barrosão", a Câmara de Montalegre entregou 155 mil euros aos agricultores. Uma verba de incentivo ao nascimento de vitelos. Do "bolo", mais de 120 mil ficam na freguesia de Salto. Dinheiro que faz reconhecimento ao trabalho laborioso levado a cabo por esta franja importante do território. Ao todo são 1.550 vitelos, um número que continua em crescendo ao longo dos últimos anos.

SALTO - VII SEMANA DO BARROSÃO (PROGRAMA)

MEMÓRIA

2019. Semana do Barrosão (VI)
2018. Semana do Barrosão (V)