Fumeiro de Montalegre | Sessões de Capacitação

12 Novembro 2022

A presidente do município de Montalegre, Fátima Fernandes, presidiu na sala polivalente do Pavilhão Multiusos à sessão de abertura de um conjunto de sessões de esclarecimento promovidas pela Associação dos Produtores de Fumeiro de Montalegre. Trata-se de uma ação de capacitação conjunta dedicada ao tema da "Cura e Secagem do Presunto Tradicional".

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«São ações de formação muito importantes. É importante que os nossos produtores percebam que os produtos têm legislação e que os tempos modernos acarretam outras exigências. As cozinhas, a preparação do fumeiro e, neste caso, a secagem e cura do presunto, são exemplos disto mesmo. A ideia é melhorar todo este processo. A preparação da próxima Feira do Fumeiro está praticamente concluída. Faltam apenas algumas afinações. Não tenho dúvida nenhuma que será um sucesso como todas as outras.»

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«São formações que fazem falta. Chegámos à conclusão que muito daquilo que fazemos está no caminho certo. O clima e a melhoria das habitações exigem outro rigor. Hoje, as pessoas que "matam em casa" têm muita dificuldade em arrefecer os porcos. O presunto só pode ir para o sal a uma temperatura entre os três e os cinco graus. Com as câmaras frigoríficas é muito mais fácil. Os porcos que vão ao matadouro chegam arrefecidos, principalmente na carcaça exterior. Vamos continuar com mais ações de formação.»

montalegre__fumeiro___sessoes_de_capacitacao___4_
montalegre__fumeiro___sessoes_de_capacitacao___5_