Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Montalegre - II Património Enogastronómico

26 Abril 2024

Depois do sucesso do ano inaugural, Montalegre volta a receber mais uma edição do evento "Património Enogastronómico" entre os dias 26 e 28 deste mês. Uma iniciativa que celebra a gastronomia portuguesa em todas as suas vertentes, levando até Montalegre desde Confrarias Gastronómicas, Chefs, Investigadores, Produtores, Empresas transformadoras, Administração Pública, e muitos outros atores da gastronomia portuguesa. Todo o programa do evento - organizado pela Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição (PECT) em coorganização com o Município de Montalegre - é aberto ao público em geral. As propostas passam, entre outras, por conhecer os stands dos expositores, ouvir as 18 palestras previstas sobre gastronomia portuguesa, fazer provas sensoriais de águas, de bacalhaus, de chocolates, de azeites ou de batatas e assistir aos showcookings. 


A segunda edição do "Património Enogastronómico", a realizar em Montalegre no último fim de semana do mês (26 a 28), apresenta ainda novidades sobre os espaços de alimentação: os visitantes podem decidir petiscar na Praça de Alimentação das Confrarias ou reservar a sua refeição no restaurante coletivo do evento e naquela que é a novidade desta edição – o restaurante Premium, com um elenco de chefs experientes e, alguns deles, com um historial Michelin (ambos os restaurantes estão sujeitos a marcação prévia obrigatória através do website do evento www.pect.pt 

VÁRIAS ENTIDADES ENVOLVIDAS

A Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição (PECT), em coorganização com o Município de Montalegre, procura trazer para o território uma discussão de âmbito nacional que se estende para lá das fronteiras lusas. De acordo com Elsa Machado, Presidente da Associação PECT e diretora do evento, «está confirmada a participação de agentes gastronómicos dos vários setores da sociedade portuguesa, de Norte, Sul e Ilhas, mas também provenientes de Espanha e de países mais distantes como São Tomé, através, por exemplo das Confrarias Gastronómicas». Acrescenta ainda que «as entidades que se associam a nós nesta segunda edição são tão diversas como as Confrarias Gastronómicas e Báquicas Portuguesas, as Universidades, a CCDR-Norte, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, a Docapesca, mas também as associações de produtores como a Confagri, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, e muitas empresas, e só para mencionar algumas, como a Lactogal, a Traçoinox, a Lugrade ou os restaurantes de onde são oriundos os nossos Chefes». Garante também a diretora do evento que «este envolvimento traz-nos um grande orgulho, mas também uma responsabilidade acrescida quando damos palco, em Montalegre, a este momento de reunião de todos estes atores gastronómicos». O programa e as inscrições para as refeições do evento serão brevemente publicados na página do evento em www.pect.pt e nas redes sociais do mesmo.

«PROGRAMA DE LUXO»

«Um programa de luxo», é assim que Elsa Machado apresenta o programa geral do evento: «quisemos trazer novidades a Montalegre e refrescar o programa do Património Enogastronómico. Desde logo, apostámos no "Restaurante Premium" onde vai ser possível degustar um menu preparado por quatro Chefs com um historial de Alta Cozinha e de Estrelas Michelin e um Chef Cortador de Presunto que nos trará uma peça com mais de 30 meses de cura. Apostámos, também, na variedade de stands que teremos para mostrar ao público, já que este é um evento aberto a toda a gente e gratuito, onde apenas as refeições têm um custo associado e carecem de marcação prévia. Gostava aliás de convidar todas as pessoas de Montalegre e da região a participar no evento».
Esta segunda edição revela ainda outras novidades relacionadas com o conhecimento em gastronomia. O início do programa está marcado para dia 26, pelas 14h00, com a primeira sessão de palestras. Às 17h00 é a abertura oficial do evento, com um momento musical a cargo do Conservatório de Castelo Branco. Seguem-se depois as primeiras provas sensoriais, os showcookings, o jantar inaugural e a animação.
No sábado, as palestras iniciam o programa do dia e da parte da tarde está marcada uma visita a uma exploração de raça barrosã. O programa tem continuidade com preparações nas lareiras exteriores (como o delicioso caldo de farinha no pote, pela mão de Graciela Macedo, ex-concorrente do Masterchef Portugal). Continuará com novas provas sensoriais, showcookings, a apresentação do novo livro do Chef Nuno Diniz, o jantar e novo momento de animação.
No domingo, depois do pequeno almoço confrádico, terá lugar a última sessão de palestras. O programa termina com uma mesa redonda intitulada "Promoção e valorização do ecossistema gastronómico português".

CONTACTOS

Website: www.pect.pt
E-mail:[email protected] 


MONTALEGRE - II PATRIMÓNIO ENOGASTRONÓMICO (26 A 28 ABRIL 2024) - PROGRAMA


MEMÓRIA

2023. I Património Enogastronómico