Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Montalegre | 37.º Workshop da Wire Academy

16 Fevereiro 2023

As recentes distinções alcançadas pelo município de Montalegre no Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, motivou a WireMaze a convidar os rostos pelo departamento informático da autarquia - Luís Fidalgo e José Alves - a deixarem o testemunho no 37.º Workshop da WireAcademy subordinado ao tema "Serviços Online: Boas práticas reconhecidas pelo IPIC".


O 37.º Workshop da Wire Academy iniciou com os testemunhos dos técnicos do município de Montalegre: Luís Fidalgo, responsável pela administração do sistema informático do município de Montalegre e José Alves, especialista em informática e cibersegurança. Ambos sinalizaram a importância da digitalização e o grande desafio que é insistir na desmaterialização dos processos. Afinal, a perseverança na implementação destas práticas resultou em «algo que era considerado inatingível» numa realidade reconhecido pelo IPIC. O grande destaque deste esforço vai para a área do urbanismo.

URBANISMO ONLINE

«O urbanismo neste momento está a funcionar completamente online e já não aceitamos nenhum processo que não seja por esta via. A pandemia permitiu dar um salto significativo no que diz respeito ao funcionamento e desmaterialização documental», afirmou Luís Fidalgo. José Alves relembra o início desta transformação digital, já em 2013. «Fizemos um grande esforço em prol da digitalização, criamos workflows, aderimos ao sistema de gestão documental online. Então, sem dúvida, o primeiro passo é interno. Chegamos ao ponto de dizer 'não circula nada em papel aqui dentro', desde uma ordem de serviço a um despacho de despesa, em qualquer uma das áreas», disse José Alves.
Para ambos os oradores, o grande desafio foi ir ao encontro das expetativas do executivo e, ao mesmo tempo, combater a oposição às novas tecnologias por parte dos colegas de trabalho. «Gerir a mudança é difícil. A gestão da mudança é uma arte por si só e nós sabemos que muitos dos nossos colegas ao serviço são resistentes a mudança. Por isso despendemos muita da nossa energia no início de todos os processos a combater esta resistência e a mostrar os resultados positivos», apontou José Alves. Os benefícios? Luís Fidalgo finaliza enumerando as inúmeras vantagens em aderir a um sistema de serviços online eficaz. «A transparência, de facto, é uma realidade; todos os documentos estão à distância de um clique e há facilidade de acesso, ou seja, menos burocracias. O feedback é extremamente positivo, principalmente dos técnicos que tinham de se deslocar aos nossos serviços urbanísticos, o que neste momento já não é necessário», finalizou.


MONTALEGRE EM DESTAQUE NO 37.º WORKSHOP DA WIRE ACADEMY