IPIC 2021 | Montalegre conquista distinções

10 Janeiro 2023

A Câmara Municipal de Montalegre arrecadou duas distinções ao figurar no Top 10 do ranking global do IPIC e nos Serviços Online do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais. Esta dupla distinção é resultado de um estudo conjunto entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Universidade do Minho e a Universidade das Nações Unidas que visa retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e o nível da sua relação eletrónica com os munícipes. A sessão pública da entrega dos diplomas decorreu na Reitoria da Universidade do Minho onde marcou presença a vice-presidente do município de Montalegre, Ana Isabel Dias.

IPIC2021 | SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA

IPIC2021 | ESTUDO

Esta apresentação dos resultados mais recentes do IPIC (Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais), publicado pela Universidade do Minho, pretende avaliar a presença das Câmaras Municipais na Internet, destacando-se a atribuição de troféus e diplomas de mérito às Câmaras Municipais classificadas nas dez primeiras posições no índice global, bem como em cada um dos quatro SUB índices que o compõem, através da observação direta dos 308 websites das câmaras municipais.
Esta é a 11ª edição do IPIC que foi criado em 1999 pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da UMinho para analisar periodicamente a presença online dos municípios nacionais. Os resultados foram apresentados pela Universidade do Minho, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).

IPIC – RETRATO NA INTERNET

Segundo os seus promotores, o Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais teve como objetivo «proceder a um retrato sobre a presença na Internet das câmaras municipais portuguesas com vista a uma maior sensibilização para o desenvolvimento sustentado do governo eletrónico ao nível local e a uma melhor e mais eficiente prestação de serviços ao cidadão». Apesar de notarem melhorias comparativamente com as edições anteriores do estudo, os investigadores entendem ser «necessário melhorar aspetos relacionados com a acessibilidade e facilidade de navegação nos sítios web, com a resposta atempada e útil aos contactos de email e, principalmente, com a existência e manutenção de espaços que permitam ao cidadão participar ativamente nos processos de governança dos municípios».

IPIC – PROMOTORES

• UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento/Presidência do Conselho de Ministros
• Departamento de Sistemas de Informação/Universidade do Minho

IPIC – OBJETIVOS

• Este documento tem como objetivo fomentar a melhoria da presença na internet dos organismos da Administração Direta e Indireta do Estado, apresentando-se como complemento do exercício de avaliação periódica em curso, ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2001 de 27 de fevereiro.
• Pretende transmitir a mensagem que os websites, sendo uma peça importante na natureza dos serviços prestados ao cidadão, não devem ver a sua estrutura, os seus conteúdos e as suas funcionalidades apenas orientados por necessidades estruturais e internas do organismo, mas estar centrados nos serviços prestados e no valor acrescentado que estes dão ao cidadão, numa abordagem de melhoria da qualidade e na desburocratização dos serviços.
• Como documento pedagógico que também pretende ser, tem como destinatários todos os elementos da Administração Direta e Indireta do Estado que, de uma forma ou de outra, serão agentes intervenientes nestes processos ou serão afetados por eles. Apesar das referências técnicas nele presentes, procurou-se que fosse acessível a todos e que desta forma constituísse um precioso auxiliar de formação deste movimento pela modernização.

ipic2021___montalegre__distincoes___2_