Montalegre | Primeiro circuito de rallycross do mundo com certificação ambiental máxima da FIA

31 Agosto 2023

O Circuito Internacional de Montalegre (CIM) é a primeira pista de rallycross do mundo com certificação ambiental máxima da FIA. O carimbo acaba de ser atribuído pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) ao distinguir o circuito com a certificação ambiental de três estrelas reconhecendo, assim, o plano ambiental implementado pela prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross (3 e 4 de junho). «Esta é a corrida que todos temos de ganhar», afirma Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Montalegre.

O Circuito Internacional de Montalegre, que a 3 e 4 de junho voltou a abrir o Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, foi reconhecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) com a certificação ambiental máxima daquele organismo, em sequência do plano ambiental que visava reduzir a pegada ecológica do evento no circuito barrosão. É a primeira vez na história da FIA que um circuito de rallycross recebe a certificação ambiental máxima.
Recorde-se que em 2022, Montalegre já tinha recebido a certificação de duas estrelas, mas a organização a cargo do município de Montalegre e do Clube Automóvel de Vila Real reforçou a sua aposta na responsabilidade ambiental, implementando um plano ainda mais abrangente para 2023. Do plano ambiental do Montalegre World RX of Portugal, que pode ser consultado aqui, fazem parte medidas como a recolha, separação e encaminhamento de resíduos produzidos no evento, o uso eficiente de água, a utilização de água não-potável para rega da pista, a redução no uso de plástico (com o incentivo ao uso de garrafas de água reutilizáveis, por exemplo) e de papel (privilegiando os formatos digitais, por exemplo), a utilização de viaturas elétricas ou híbridas pela organização, entre outras medidas.

PLANO AMBIENTAL

Depois da organização de Montalegre ter sido elogiada pelo promotor do FIA World RX, Arne Dirks, a presidente da Câmara Municipal de Montalegre destacou este reconhecimento da FIA no plano da responsabilidade ambiental. «É um momento importante para a nossa organização e algo que deve encher de orgulho todos os barrosões», afirmou Fátima Fernandes. «Somos Património Agrícola Mundial, um território de natureza ímpar, e estas grandes organizações devem fazer um esforço real para minimizar a pegada ecológica. Diria mesmo que esta é a corrida que todos temos de ganhar! Tivemos mais um grande fim de semana de promoção da região do Barroso e do país, e o reconhecimento da FIA coloca-nos novamente num patamar de excelência, pois Montalegre é a primeira pista do mundo com esta certificação ambiental. Vamos certamente continuar com esta política em 2024», referiu a responsável da autarquia barrosã.
Recorde-se que a partir de 2022 o FIA World RX passou a ter carros 100 por cento elétricos na categoria-rainha, tentando aliar a performance das máquinas de rallycross à sustentabilidade ambiental do desporto.

CIRCUITO INTERNACIONAL DE MONTALEGRE | FIA - CERTIFICAÇÃO MÁXIMA

Montalegre World RX_Three-Star_Certificate