Câmara de Montalegre e UTAD avançam para projetos conjuntos

27 Junho 2023

A presidente da autarquia de Montalegre, Fátima Fernandes, reuniu com Emídio Gomes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Um encontro que serviu para estreitar relações e avançar para uma cooperação conjunta em várias matérias, entre elas, a possibilidade de rentabilizar a Quinta da Veiga em futuros projetos académicos. Também o Centro SIPAM do Barroso foi visitado onde foi avaliado um possível envolvimento com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Tendo em conta que se aproxima o novo Quadro Comunitário de Apoio 2030, a Câmara Municipal de Montalegre endereçou o convite à reitoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no sentido de avaliar a possibilidade de projetos conjuntos que sejam motores de desenvolvimento do território.
A reunião de trabalho iniciou no Salão Nobre dos Paços do Concelho com as presenças, entre outros, de Fátima Fernandes, líder da autarquia, e Emídio Gomes, reitor da UTAD. Seguiu-se as visitas à Quinta da Veiga (Montalegre) e ao Centro SIPAM do Barroso, obra em fase de construção, orçada em 1,3 milhões de euros e erguida no antigo centro de formação agrícola da Aldeia Nova. A ideia foi avaliar oportunidades que o município pretende potenciar em equipamentos como a Quinta da Veiga – a ser adquirida pela edilidade – e o Centro SIPAM do Barroso, palco de estudo, divulgação, investigação e degustação do Sistema Importante do Património Agrícola Mundial do Barroso (GIAHS/SIPAM), futuro albergue de 12 bolsas de doutoramento e três de pós-doutoramento.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma visita que valoriza o nosso concelho, como terra Património Agrícola Mundial. Ficamos agradados com o facto do senhor Reitor da UTAD estar disponível, em parceria com o IPB, a ADRAT e as duas câmaras que integram este território, para desenvolvermos projetos conjuntos que vão alavancar este selo e este território. São projetos que se pretende sejam uma mais valia para os jovens. Estes projetos vão dizer-lhes que é possível viver na nossa terra com qualidade de vida, com rendimento que permita aqui viver e serem felizes. Em boa hora, quer o IPB, quer a UTAD, abriram as suas portas podendo, por via disso, aportar elos de conhecimento que vão ser importantes para o desenvolvimento de atividades, para a valorização dos produtos endógenos e suas rotas comerciais. Nós temos um ativo fundamental. Falo da Quinta da Veiga. Foi um posto experimental ao serviço do território durante largos anos. É criminoso ver aquele espaço abandonado. A Câmara continua a desenvolver esforços no sentido de ficar com este património de forma definitiva. É uma luta antiga que está a ter continuidade e que acredito que vamos ter uma resposta positiva. Estar presente a UTAD, bem como o IPB, duas academias de grande e reconhecido mérito e com excelentes relações, é uma mais valia que saberemos honrar.»

Emídio Gomes | Reitor da UTAD
«É uma visita que tem uma componente emocional porque foi aqui, nos anos de 1983 e 1984, que iniciei a minha carreira profissional. Trabalhei na Quinta da Veiga. Foi bom revisitar um território que conheço com algum detalhe. Importante foi ver o ânimo com que a Presidente da Câmara encara a recuperação da Quinta da Veiga para a transformar de novo num centro experimental. Há uma grande vontade do executivo camarário em recuperar atividades de desenvolvimento que projetem este concelho com conhecimento. Posso garantir que a UTAD, em parceria com o município de Montalegre, IPB e ADRAT, vai colaborar no fortalecimento do projeto do Património Agrícola Mundial, tendo atividades experimentais que fixem trabalho qualificado. Queremos fazer isto num futuro breve. Vai haver atividades da UTAD neste concelho seguramente. A forma como vamos conseguir é através dos projetos que consigamos desenvolver.»

PRESIDENTE | CÂMARA DE MONTALEGRE E UTAD AVANÇAM PARA PROJETOS CONJUNTOS

EMÍDIO GOMES (REITOR - UTAD) | OPINIÃO