Agricultura | Câmara investe 60 mil euros nos pequenos ruminantes

15 Novembro 2023

A Câmara de Montalegre, à luz de um protocolo estabelecido com a Coopbarroso, investiu 60 mil euros no incentivo à produção pecuária do concelho (pequenos ruminantes). Ao todo são mais de 60 explorações (com mais de 50 animais, entre 1 a 7 anos, a chamada fase reprodutiva) e perto de 10 mil animais. O valor pago por cada animal é fixo (6 euros/cabeça). A sessão protocolar aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Quero agradecer aos agricultores do nosso concelho. São uns resistentes. Obrigado por continuarem a acreditar na nossa terra. Este apoio da Câmara de Montalegre, somado a muitos outros, é uma maneira de dizer que é possível viver na nossa terra, ter rendimento e sermos felizes. É esta a mensagem que temos de transmitir, principalmente aos jovens. A Câmara entendeu alargar este apoio. Neste sentido, as explorações com mais de 50 cabeças já são apoiadas. Futuramente, podemos apoiar explorações mais pequenas. Está a ser trabalhado este assunto. Temos que gerir melhor os chamados "ciclos reprodutivos" no sentido de haver rendimento quando há procura. Os técnicos são excelentes. Dizer ainda que temos reunido com a Coopbarroso no sentido de desenvolvermos outras atividades partindo da Quinta da Veiga (Montalegre). Temos de colocar este espaço ao serviço de todos nós. Continuem com força! A Câmara está aqui para vos apoiar naquilo que vocês entenderem. Nós não vamos ter Património Agrícola Mundial sem vocês, nem turismo sem vocês. Estou muito feliz por ver tanta gente jovem nesta sala. O caminho é por aqui. Dar nota ainda que temos 2.300 explorações agrícolas no concelho e só no ano passado, em matéria de subsídios provenientes do IFADAP (Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e das Pescas), recebemos 15 milhões de euros. É muito dinheiro!»

Nuno Sousa | Cooperativa Agrícola do Barroso (Coopbarroso) - Presidente
«Quero agradecer, em nome da Coopbarroso, à senhora Presidente da Câmara de Montalegre pelo apoio que tem dado. Somos um concelho agrícola. 20% da população ativa, vive da agricultura. No entanto, 90% da população tem ligação à agricultura. Este dinheiro que recebemos faz todo o sentido. É uma forma de dinamizar a economia local. A Câmara ao apostar nas pessoas, está a seguir o caminho correto. Não há outro concelho na região que dê tanto dinheiro à agricultura. Somos Património Agrícola Mundial. Isto deve-se aos nossos agricultores.»

cmm__protocolo_com_coopbarroso__pequenos_ruminantes__1_
cmm__protocolo_com_coopbarroso__pequenos_ruminantes__3_