Loja de Cidadão de Montalegre | Inauguração

20 Março 2024

Está inaugurada a Loja de Cidadão de Montalegre, erguida no edifício do tribunal. Um espaço moderno que passa a responder a várias valências: Finanças, Registos e Notariado, Segurança Social e Espaço do Cidadão. Uma obra que custou 400 mil euros e que já é um exemplo de sucesso no concelho. Em menos de um ano, já respondeu a perto de 20 mil processos. Um investimento de «coesão territorial, social e tecnológica». A cerimónia pública contou com a presença de Mário Campolargo, Secretário de Estado da Modernização Administrativa. Este equipamento tem financiamento pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

«A Loja de Cidadão é um conceito de prestação de serviços públicos
que reúne no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas,
com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a administração pública».

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Estamos perante um dia importante não só pela requalificação deste espaço, que se encontrava desaproveitado, como também colocamos este espaço ao serviço do cidadão. Esta requalificação foi possível com uma candidatura no valor de 400 mil euros. Agradecemos a quem teve a ideia de criar, quer os espaços do cidadão, quer as lojas do cidadão, nesta missão de servir o próximo. É bom perceber que nesta matéria nós não somos cidadãos de segunda, somos cidadãos de primeira e temos direito aos serviços de proximidade. Soubemos aproveitar este edifício que tem também o tribunal e no futuro terá um centro de recursos. Todos nós, sendo funcionários públicos ou não, temos de ter esta perspetiva de sermos servidores do Estado. Deveres e direitos andam de mão dada e é essa a perspetiva que temos de ter nestes percursos. Sendo certo que todos os que aqui estão presentes, presidentes, vereadores e colaboradores, comungam deste mesmo objetivo, assim tem sido ao longo dos anos e assim continuará. Aqui precisamos de mais recursos humanos porque só as máquinas não funcionam sozinhas.»

Mário Campolargo | Secretário de Estado da Modernização Administrativa
«Para mim é um dia particularmente interessante. Temos 71 Lojas de Cidadão, mais de 800 espaços do cidadão em todo o país e, nos últimos meses, inauguramos quatro Lojas de Cidadão: Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Vila de Rei e agora em Montalegre. Mas estes números só são importantes quando eles se traduzem neste espírito de missão, nesta união entre os esforços das autarquias locais e da Administração Pública Central para transformarem o serviço público num serviço de proximidade. Não podemos deixar ninguém para trás e as Lojas de Cidadão e os espaços do cidadão são espaços de cidadania, onde nos ajudam a ter confiança nesta administração. O que o cidadão quer é simplificar, resolver um problema específico e a Administração Pública tem de se unir nesta frente comum para satisfazer o cidadão. Nós temos excelentes pessoas no nosso serviço público. Temos de lhes dar as condições para que elas façam o seu serviço. Uma das condições é reforçarmos a proatividade do serviço público, reforçando o número de pessoas que trabalham, convencendo os nossos concidadãos de que esta missão de serviço público é uma missão que, para além da honra e da distinção que nós todos sentimos, é algo muito importante para a sociedade. Não há sociedades desenvolvidas economicamente se não tivermos coesão territorial, coesão social e também coesão digital. Bem-haja pelo esforço que fizeram, todo o sucesso e a prova de que esta Loja de Cidadão é estritamente necessário são os mais de 18 mil atendimentos que já se fizeram em 10 meses. Instalações boas, boas pessoas e é isto que fica do legado deste Governo, do meu próprio legado nesta minha tarefa de serviço público na área da digitalização e modernização administrativa.»

NORTE2020_FEDER

montalegre__loja_de_cidadao__inauguracao__2_