Trans Peneda-Gerês (TPG) | 3 a 5 maio

05 Maio 2024

No primeiro fim de semana de maio realiza-se mais uma edição do TransPeneda-Gerês, este ano com duas novidades: a partida dos 100km na Vila do Gerês e a partida dos 15km na aldeia de Gralhas, concelho de Montalegre. Estamos perante um evento desportivo que irá juntar cerca de 700 atletas de 19 nacionalidades diferentes, onde vão usufruir das melhores paisagens que Portugal tem para oferecer, de um dos mais belos parques nacionais do Mundo.

A prova rainha, as 100 Milhas, tem início na sexta-feira, dia 3 de maio, às 11h00, com partida no interior do fantástico castelo de Melgaço. Os participantes têm a oportunidade de atravessar o Parque Nacional Peneda-Gerês passando por locais únicos. A distância dos 100km tem início, também na sexta-feira, dia 3 de maio, às 24h00, com partida pela primeira vez na Vila do Gerês, passando pelo Santuário de São Bento da Porta Aberta, pela barragem de Paradela e terminando no Castelo de Montalegre.
A distância dos 55km tem início no sábado, dia 4 de maio, às 10h00, com partida na aldeia de Cabril, passando pela mais alta aldeia de Portugal, Pitões das Júnias, terminando no Castelo de Montalegre.
A distância dos 31km tem também início no sábado dia 4 de maio, às 15h00, com partida em Outeiro, terminando no Castelo de Montalegre.
No domingo dia 5 de maio, para quem gosta de distâncias mais curtas, teremos os 15km que parte da aldeia de Gralhas, com passagem na Serra do Larouco e terminando no Castelo de Montalegre. As inscrições estão abertas até dia 19.
A organização do evento é da Carlos Sá Nature Events em parceria com os cinco municípios do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG): Montalegre, Melgaço, Terras de Bouro, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Conta ainda com o apoio das forças de proteção e socorro, associações e juntas de freguesias e baldios locais.

MEMÓRIA

2023. TPG | "4 Castelos"