Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Montalegre | Workshop (Online) - 'Cereais Tradicionais'

08 Novembro 2024

O Município de Montalegre e a Coopbarroso participaram no workshop: "Organização e Trabalho em Rede com os Agentes da Cadeia de Valor dos Cereais Tradicionais". A iniciativa, em formato online via plataforma Zoom, aconteceu no âmbito do projeto CERTRA – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal. Esta ação - coincidiu com o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis - teve como objetivo «reunir os agentes da cadeia de valor dos cereais tradicionais para debater as possíveis interações entre eles, visando a dinamização da cadeia de valor, a potencialização dos diferentes projetos e atividades, e a afirmação dos cereais tradicionais em Portugal».


O projeto CERTRA – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal, «visa valorizar a produção de cereais tradicionais e promover produtos alimentares de valor acrescentado, criando oportunidades de mercado e aumentando a visibilidade e valorização destes produtos junto dos consumidores» ao mesmo tempo que pretende «contribuir para a promoção de uma agricultura mais sustentável e para uma alimentação de qualidade».


TEM A PALAVRA

Ana Isabel Dias | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«O projeto CERTRA, que faz a valorização de cereais tradicionais, convidou a Câmara de Montalegre para participar no primeiro workshop sobre essa matéria. Ora, a Câmara de Montalegre tem vindo a apostar na promoção de produtos alimentares de valor acrescentado que promovam a identidade do Barroso e que o façam neste contexto atual de Património Agrícola Mundial. Na exposição que fizemos, que foi partilhada com a Coopbarroso, nosso parceiro, procuramos dar a conhecer o projeto que temos relativo ao Ciclo do Pão. Por outras palavras, divulgar a recuperação de moinhos e fornos do povo, património edificado, somar-lhes o conhecimento do saber fazer do povo e inovando com a investigação dos nossos parceiros da academia e a experiência da Coopbarroso no que respeita à reprodução de sementes de centeio e trigo sarraceno. Ora, a conjugação destes fatores, destas variáveis, dá-nos a convicção que conseguiremos colocar no mercado um produto diferenciador de valor acrescentado associado a uma agricultura e alimentação sustentáveis. Este é mais um caminho que pretendemos abrir e seguir na valorização dos produtos tradicionais aos quais queremos acrescentar valor e reconhecimento.»

workshop__cereais_tradicionais___2_
workshop__cereais_tradicionais___3_
workshop__cereais_tradicionais___4_
workshop__cereais_tradicionais___5_
workshop__cereais_tradicionais___6_