Covid-19 | Proteção Civil | Reunião - 26.03.2020

26 Março 2020

A Câmara Municipal de Montalegre promoveu uma reunião de trabalho - no salão nobre dos Paços do Concelho - entre as várias entidades que fazem parte da Proteção Civil do concelho no âmbito da crise pandémica do coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Do encontro, saiu um conjunto de decisões para colocar em marcha com a maior brevidade. Dentro de uma semana, o grupo de trabalho volta a reunir.

Gratidão. A palavra que mais se ouviu da boca do presidente da Câmara de Montalegre na reunião promovida pela autarquia com as diferentes coletividades que fazem parte da Proteção Civil do concelho. Orlando Alves esclareceu que estamos perante «o momento de vos expressar o enorme reconhecimento do povo de Barroso. É um momento delicado. Sentimos que há um clima de enorme constrangimento que pode ter reflexos no concelho, à semelhança do que está a suceder pelo Mundo». Neste esforço, Orlando Alves aproveitou ainda para exemplificar a medida que a Câmara de Montalegre adotou: ninguém pagar água durante três meses. Contas feitas, serão «300 mil euros que não vão entrar nos cofres do município», realçou.

JUNTAS DE FREGUESIA

No discurso que proferiu, o presidente da Câmara de Montalegre também deixou um reconhecimento aos presidentes de junta de freguesia que, em parceria com a equipa da edilidade, têm feito «um grande esforço» para sinalizar quem entra no nosso concelho ao mesmo tempo que têm sensibilizado a população local no sentido de estar vigilante a todo este surto pandémico.

MEDIDAS

- Preparar um espaço para acolher 50 cidadãos que eventualmente possam ficar infetados;
- Encontrar um espaço de turismo rural onde serão colocados os profissionais de saúde que possam estar eventualmente infetados;
- Compromisso de adquirir, no imediato, 400 kits de proteção (fato individual, máscara, óculos e luvas) que irão ser distribuídos pelo Centro de Saúde de Montalegre e pelos bombeiros de Montalegre e Salto.

PRESIDENTE | PROTEÇÃO CIVIL | REUNIÃO (26.03.2020) - ANÁLISE

PRESIDENTE | PROTEÇÃO CIVIL | REUNIÃO (26.03.2020) - MEDIDAS