-
Início
-
Transparência
-
Imprensa
-
Notícias da Autarquia
- Comitiva mexicana visitou Montalegre
Comitiva mexicana visitou Montalegre
21 Agosto 2014
Um grupo de jovens mexicanas aspirantes ao mundo da política esteve de visita a Montalegre. Foram recebidas, no salão dos Paços do Concelho, pelo vice-presidente do município, David Teixeira, acompanhado pela vereadora da educação, Fátima Fernandes. O autarca faz questão de ressalvar que «é sempre bom sentir esta visão de fora». Um modelo, sublinha David Teixeira, «que está a granjear apoio».
Na sequência de outras visitas já realizadas ao município de Montalegre, uma nova comitiva mexicana, desta vez constituída exclusivamente por mulheres, foi recebida pelo executivo camarário. Em representação da autarquia esteve o vice-presidente David Teixeira, acompanhado pela vereadora da educação, Fátima Fernandes. Uma troca de impressões, feita no salão nobre dos Paços do Concelho, onde a comitiva teve oportunidade de verificar o modo como em Montalegre se faz política. Considerações variadas, apoiadas por imagens e alguns vídeos que testemunham a dinâmica operada por todo o concelho.
«TIVERAM A CRIATIVIDADE DE PROJETAR MONTALEGRE PARA O MUNDO»
Imelda Alejandro vai ser candidata, ainda este ano, a um cargo político. Entusiasmada com o que observou, justificou a presença do grupo desta forma: «viemos aqui para aprender com a experiência do município de Montalegre. Saber as infraestruturas que existem e a vossa relação com os emigrantes espalhados por tantos países. Quisemos saber como vocês conseguem manter essa identidade». No reforço da argumentação, declarou: «ficamos a conhecer as vossas atividades turísticas que são muito bem divulgadas. É o caso do Mundial de Rallycross como grande atração de turismo. Tiveram a criatividade para projetar Montalegre para o Mundo. Apesar das estruturas hoteleiras não conseguirem dar resposta, por exemplo a este evento, o que para muitos poderia ser uma dificuldade, vocês conseguiram contornar muito bem esta situação e potenciar numa fortaleza».
«ESTE MODELO ESTÁ A GRANJEAR APOIO»
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre «estas visitas visam entender a forma como se faz a comunicação política de um município com as nossas caraterísticas». Nesse sentido, «é sempre bom sentir esta visão de fora». Por outras palavras «saber como gente nova, neste caso mulheres que querem entrar no mundo da politica, consegue acompanhar de longe a comunicação que vem sendo feita e têm a perceção do trabalho, muitas vezes estoico, que se faz a nível de promoção, de envolvimento da população local nos eventos e nas atividades que se vão desenvolvendo». David Teixeira completou que Montalegre recebe estas visitas «pelo trabalho que tem vindo a realizar de desenvolvimento e de integração das decisões políticas com a população local». Ainda no mesmo tom, o autarca focou que a prática política levada a cabo pelo executivo «serve, de certa forma, de modelo para algumas decisões, para novas pessoas e entidades que querem desenvolver atividade politica». Em resumo, concluiu, «é um modelo que está a granjear apoio, interesse nesta gente nova que quer fazer caminho no mundo da politica».
Conteúdo atualizado em9 de janeiro de 2018às 15:44