Escritor alvo de uma forte homenagem por parte do Municipio de Montalegre. Pela manha foi descerrado um busto em sua memória. De tarde foi realizado um Simpósio que abordou a sua vida e obra.
O Feriado Municipal de Municipal consagrou o dia à figura de Bento da Cruz, para muitos o escritor mais importante de toda a história do concelho.
Uma jornada com a emoção à flor da pele onde se destaca o momento no qual foi descerrado um busto na Escola Secundária da vila de Montalegre da qual o homenageado é patrono. Familiares e amigos não quiseram perder o momento. Muitos abraços e cumprimentos que deixaram o escritor profundamente comovido.
Parte da comitiva foi almoçar em mais um momento de confraternização.
Porém, a cerimónia teve continuação, tarde dentro, com a realização de um Simpósio que abordou parte da vida e obra de Bento da Cruz. Nomes da cultura marcaram presença com um conjunto de dizeres que fizeram soltar, de novo, a emoção deste autor barrosão já com 80 anos cumpridos.
O fecho da sessão foi dado pela actuação do Grupo Coral de Montalegre que interpretou, entre outros, o "Hino aos Mineiros" e, pela primeira vez, a "Marcha de Montalegre", a quatro vozes tal como a sua origem.