-
Início
-
Transparência
-
Imprensa
-
Notícias da Autarquia
- "Do linhar ao Tear" em Cabril" III
'Do linhar ao Tear' em Cabril' III
30 Setembro 2017
Em Cabril, aldeia do concelho de Montalegre, no âmbito da iniciativa "Do linhar ao Tear", promovida pela empresa Cabril Eco Rural e cujo objetivo é recuperar o ciclo do linho, realizaram-se mais três fases: malhar, espadelar e assedar. Na Eira do Adro, os participantes, de várias faixas etárias, participaram ativamente nas diferentes atividades e, também, através da realidade aumentada no workshop de fotografia. De referir que se trata de um dos cinco projetos-piloto da rede CREATOUR, "Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais", da ADERE Peneda-Gerês.
TEM A PALAVRA
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É uma forma interessante de cruzarmos a tradição com as novas tecnologias e de trazermos o ensino superior para a nossa região, valorizando as nossas atividades tradicionais. Fui tendo conhecimentos deste processo, durante a minha infância, através da minha avó mas nunca vi fazer todo o processo do linho que é muito moroso e difícil. Louvo toda a organização que motivou a comunidade de várias aldeias do concelho. Isto é cultura e identidade para a construção do nosso futuro. Somos tradição que deve ser cruzada com turismo e com visitantes que defendem o nosso território tanto ou mais do que nós».
Paula Oliveira | Cabril Eco Rural
«Animou-me muito esta participação e ver tanto entusiasmo. Depois de termos as estrigas feitas, passamos aos serões das mulheres a fiar à lareira. É um processo muito complicado que exige muitos utensílios, que já nem existem, e que temos que mandar fazer. Mas no final é muito gratificante ver este resultado».
Isabel Sousa | ADERE Peneda-Gerês
«Esta iniciativa faz parte de um projeto de turismo criativo que está a ser desenvolvido em cinco concelhos do Parque Nacional da Peneda Gerês. Juntamos-lhe a componente da fotografia para atrair a atenção de um outro público. A ideia deste projeto é repescar tradições e transformá-las numa experiência turística. Correspondeu totalmente às nossas expetativas».
MEMÓRIA
2017. "Do linhar ao Tear" em Cabril" - I Fase
2017. "Do linhar ao Tear" em Cabril" - II Fase
Conteúdo atualizado em9 de janeiro de 2018às 15:44