O Ecomuseu de Barroso assinala esta 4.ª feira, dia do município de Montalegre, um ano de existência. Ocasião para celebrar e realizar algumas actividades num local que já é visita obrigatória a quem decidir pisar o chão barrosão.
Faz um ano esta 4.ª feira, feriado municipal de Montalegre, que as portas se abriram pela primeira vez no Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes. Ao longo do dia tem lugar diversas iniciativas que convidam os visitantes a utilizar todos os sentidos para conhecer a região, as gentes e as suas tradições.
PINTURA AO VIVO
«Enquadrada na exposição patente de Alfredo Cabeleira, Identidade Barrosã, realiza-se uma mostra de pintura. O objectivo é permitir aos participantes um contacto directo com a realidade do mundo da pintura. Inspirados nos quadros que se encontram nas salas de Exposição Temporária do Ecomuseu de Barroso os interessados são convidados a apreciar os dotes artísticos do pintor e autor da exposição Identidade Barrosã, Alfredo Cabeleira. Simultaneamente, no espaço da Sala Pedagógica, o Atelier.bc fará a sua primeira apresentação em público. A responsável, Celina Magalhães, juntamente com os seus alunos, fará uma apresentação do tipo de trabalhos desenvolvidos pelo atelier».
BENTO DA CRUZ
EM EXPOSIÇÃO
«No sentido de homenagear mais uma personalidade importante para a região, a recepção do Ecomuseu de Barroso acolhe uma exposição de Bento da Cruz. Nesta mostra podem ser vislumbrados alguns objectos que pertencem ao médico/escritor, assim como as suas obras literárias».
Recorde AQUI a abertura do Ecomuseu de Barroso (9 Junho 2009)
Recorde AQUI a inauguração do Ecomuseu de Barroso (10 Julho 2009)