-
Início
-
Transparência
-
Imprensa
-
Notícias da Autarquia
- Ivone Calado - Talento "made in" Montalegre
Ivone Calado - Talento 'made in' Montalegre
08 Março 2017
No dia mundial da mulher, destapamos o talento de uma jovem, natural do concelho, que está a dar nas vistas numa modalidade globalmente associada ao mundo masculino. Falamos de Ivone Calado, 26 anos, atleta que integra a equipa de futebol feminino do Valadares Gaia FC. Uma paixão que começou de tenra idade. Um orgulho para a família e, por arrasto, para todo o concelho.
Para a barrosã Ivone, a bola sempre foi o brinquedo preferido. Durante o percurso escolar, sempre integrou torneios de competição. Hoje em dia, os treinos fazem parte da rotina semanal, sempre com os olhos postos na progressão da carreira. Fala de futebol como o que mais gosta de fazer na vida. Estudante de engenharia mecânica, faz de tudo para não faltar aos treinos e aos jogos, arcando com os custos da paixão pela modalidade. Depois de ter jogado cinco épocas ao serviço do Leixões Futebol Clube, há duas temporadas que veste a camisola do Valadares Gaia FC na posição de defesa.
«É O QUE ME FAZ FELIZ!»
Os treinos acontecem quatro vezes por semana e culminam com o jogo ao domingo. Ivone Calado explica que treinam e jogam «como profissionais e por amor à camisola». Em Portugal, o futebol feminino é considerado uma atividade amadora mas nem por isso deixa de trazer cada vez mais jogadoras aos campos de treino e aos torneios. Uma prática que a jovem abraça com garra e determinação: «quero continuar porque é o que me faz feliz!». Benzer-se antes de entrar em campo é um ritual ou superstição que faz questão de manter. Tornou-se uma regra por força das boas vibrações e dos bons resultados. Os golos são sempre dedicados a alguém especial, que sempre a incentivou e foi um grande apreciador de futebol, o avô Luís, já falecido. Apesar de não estar presente fisicamente «é uma espécie de talismã». Não descura uma possível integração na seleção nacional «que está muito bem representada», afirmou.
«NÃO QUERIA BONECAS, SÓ BOLAS»
Numa família onde é conhecido o gosto pelo futebol, desde cedo, os pais, Alice e Rui Calado, perceberam que a filha tinha uma aptidão especial e que os seus pés tocavam na bola de uma forma única. A mãe lembra que na escola participava em todas as atividades desportivas do género: «na escola andava sempre com um chapéu virado para trás a jogar bola com os rapazes. Na altura eu dizia-lhe muitas vezes que parecia a Mariana da novela Anjo Selvagem. Não queria que lhe oferecêssemos bonecas, só bolas».
ORGULHO FAMILIAR
Alice refere que a filha «sempre foi uma excelente aluna» mas também sabe que «é feliz, muito por causa do futebol». Na bancada tenta assistir aos jogos mas sempre de coração apertado: «os jogos são agressivos e não tenho calma nenhuma, fico num estado de nervos enorme e não percebo nada de futebol». Com a voz embargada, afirma que sente «um orgulho enorme pelo percurso dela» e diz mesmo que é «a melhor amiga em todos os momentos».
Mais contido nas palavras mas tecnicamente muito atento, o pai Rui considera que a filha «apresenta um nível muito elevado». São poucas as oportunidades para encurtar os quilómetros de saudades. Uma ausência compensada «pela felicidade dela que também é a nossa» conclui.
DADOS
Nome: Ivone Calado
Nascimento: 22 fevereiro 1991 (26 anos)
Nacionalidade: Portuguesa
Naturalidade: Montalegre
Altura: 172 cm
Peso: 61 kg
Posição: Defesa
Clube atual: Valadares Gaia FC
Clube anterior: Leixões
Conteúdo atualizado em9 de janeiro de 2018às 15:44