-
Início
-
Transparência
-
Imprensa
-
Notícias da Autarquia
- Montalegre - I Festival Música Júnior (Até 4 Agosto)
Montalegre - I Festival Música Júnior (Até 4 Agosto)
28 Julho 2012
Montalegre recebe até 4 Agosto o Festival de Música Júnior, evento que reúne cerca de 200 estudantes oriundos das melhores escolas de música de Portugal e Espanha. Uma semana de «intensa atividade musical com ensaios de Naipe e Tutti, Masterclasses, concertos da Orquestra de Cordas e Orquestra Sinfónica, Big Band e Coro, supervisionados por um coletivo dos melhores professores dos dois países, num ambiente musical único e com especial sabor das férias». A edição deste ano será dedicada ao JAZZ e os convidados especiais são grandes músicos consagrados do panorama musical português: o pianista Mário Laginha e a cantora Maria João.
De 28 de Julho a 4 de Agosto, Montalegre acolhe a primeira edição do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR. Ao todo são cerca de 150 a 200 estudantes, oriundos das melhores escolas de música de Portugal e de Espanha, juntos ao longo de oito dias em «intensa atividade musical, com ensaios de Naipe e Tutti, Masterclasses, concertos da Orquestra de Cordas e Orquestra Sinfónica, Big Band e Coro, supervisionados por um coletivo dos melhores professores dos dois países, num ambiente musical único e com especial sabor das férias».
É intenção da organização dar o primeiro passo na criação de um Festival de Música Erudita e de Jazz de âmbito Internacional vocacionado para uma faixa etária entre os 8 e os 21 anos de idade, com o objetivo de divulgar o potencial artístico-musical dos jovens talentos. Este evento tem uma componente de descentralização muito vincada. Para tal escolheram Montalegre, caracterizada por uma oferta cultural limitada, «abrindo a participação a jovens que não sejam estudantes de música, a participarem nesta festa integrando o Coro Juvenil».
MÁRIO LAGINHA E MARIA JOÃO
Do programa elaborado, de modo a descontrair os jovens após os ensaios, supervisionados por professores e sempre em segurança, estão em agenda inúmeras atividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayak, BTT, rappel, escalada, piscina e banhos em cascatas naturais, entre outras. A edição deste ano será dedicada ao JAZZ e os convidados especiais são grandes músicos consagrados do panorama musical português: o pianista Mário Laginha, a cantora Maria João.
O resultado final desta semana será apresentado em dois concertos finais a realizar no auditório municipal de Montalegre e em Vila Real no palco exterior do teatro.
Apoiado pela Câmara Municipal de Montalegre, a organização estende o convite a toda a família para passar férias no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região barrosã. Uma zona de «uma pureza quase intocável que oferece aos visitantes paisagens de um colorido intenso, a rudeza das suas montanhas, o esplendor dos seus carvalhais, os rios - Cávado e Rabagão e as extensas albufeiras que oferecem excelentes espaços de desporto e lazer».
Conteúdo atualizado em9 de janeiro de 2018às 15:44