A 76.ª Volta a Portugal em Bicicleta que se realiza de 30 de julho a 10 de agosto de 2014, vai passar por Montalegre. Uma decisão que enche de orgulho o presidente do município. Orlando Alves defende que «será uma oportunidade da nossa região dar notoriedade à Serra do Larouco, o segundo ponto mais alto de Portugal Continental».
A organização da Volta a Portugal em Bicicleta acaba de anunciar publicamente que Montalegre vai integrar o calendário da próxima temporada. A 76.ª edição, agendada de 30 de julho a 10 de agosto de 2014, vai passar pelo concelho barrosão, mais concretamente pela serra do Larouco. Uma noticia que é valorizada por Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal, nestes termos: «o município não podia passar ao lado deste grande acontecimento desportivo e será uma oportunidade da nossa região dar notoriedade à serra do Larouco, o segundo ponto mais alto de Portugal Continental». Indo ao encontro de uma promessa eleitoral, o autarca confessa que é intenção «fazer deste local, divinizado já pelos romanos desde os tempos da Lusitânia, uma referência da Volta como é a Estrela e a Srª da Graça». Recorde-se que estamos a falar de uma serra que atinge os 1.525 metros de altitude máxima, inserida no sistema montanhoso do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
Com esta decisão, Montalegre torna-se o primeiro "palco" conhecido de um final de uma etapa da edição de 2014 da Volta a Portugal.