-
Início
-
Transparência
-
Imprensa
-
Notícias da Autarquia
- Montalegre vence Taça A.F. Vila Real 2014
Montalegre vence Taça A.F. Vila Real 2014
12 Maio 2014
Foi através da lotaria das grandes penalidades que o Centro Desportivo e Cultural de Montalegre arrecadou mais uma taça distrital. Diante do campeão em título, os barrosões derrotaram um Vila Real que nunca revelou argumentos que pudessem retirar o brilho da exibição do conjunto liderado por José Viage. Uma tarde de glória, escrita no estádio municipal de Chaves, que teve complemento com o título distrital de infantis (futsal), conquistado horas antes, pela Associação "A Colmeia".
Depois do sucesso dos infantis da Associação "A Colmeia", na modalidade de futsal, a festa no Barroso continuou, de tarde, com a conquista da Taça da Associação de Futebol de Vila Real pelo Centro Desportivo e Cultural de Montalegre. Um triunfo que teve tanto de justo como de difícil diante do campeão distrital, o Sport Clube Vila Real. Em cinco anos, o Montalegre está por três vezes no jogo final, o que diz bem do bom trabalho que se vem realizando no estádio Dr. Diogo Vaz Pereira. Com este triunfo, o técnico barrosão José Viage, engorda o palmarés individual depois do título de campeão e da taça, ambos em 2009.
EQUIPA OPERÁRIA
Sé há dois anos, em Vidago, o Montalegre vergou nas grandes penalidades diante do Abambres, desta feita a sorte não foi madrasta. Foram 120 minutos de bola competitivos, onde os homens de Barroso foram sempre mais solidários, mais briosos e humildes. Estatisticamente, o Vila Real era o grande favorito. Todavia, dentro das quatro linhas nunca demonstrou. Aliás, se houvesse um vencedor, antes da roleta das grandes penalidades, era o Montalegre. Com um conjunto operário, com bom toque de bola e com uma entrega inexcedível, os homens de Viage cedo deram mostras que não estavam em Chaves para fazer figura de corpo presente. Taticamente concentrados, as pedras do Vila Real foram sendo anuladas. O tempo foi passando e as ameaças dos barrosões cresceram. Tanto que duas bolas foram ao poste da baliza contrária. Porém, nem nos 90 minutos nem após o prolongamento, houve golos. A melhor frescura dos barrosões, em contraponto com alguma apatia do adversário, ditou lei mesmo na conversão dos castigos máximos.
Uma palavra para a equipa de arbitragem que não comprometeu embora na reta final tenha abusado na amostragem dos cartões amarelos, alguns deles mal assinalados, como é exemplo o duplo amarelo a Hugo. Outra palavra para a boa moldura humana que se deslocou à cidade flaviense. Foi bonito ver o "azul em branco" nas bancadas e os cânticos da juventude.
OPINIÕES
Orlando Alves
(Presidente Câmara Municipal Montalegre)
«Estou satisfeitíssimo. Foi um grande jogo, com um final épico. A equipa do Montalegre foi muito coesa, foi a equipa mais consistente e a que melhor futebol praticou. Notou-se que o Montalegre teve melhor preparação física. Teve várias oportunidades para acabar com o jogo. Mostrou que tem uma belíssima equipa e muito bem orientada. Quero felicitar a equipa dirigente, os treinadores, a massa associativa e os jogadores que foram os grandes heróis».
David Teixeira
(Vice-presidente Câmara Municipal Montalegre)
«É um dia de glória para Montalegre. Os jogadores são uns autênticos heróis, pelo esforço aplicado ao longo do ano. Em nome do município, quero dar um muito obrigado a todo o grupo de trabalho. Pode ser um bom momento para haver mais associados no Montalegre
José Manuel Viage
(Treinador CDC Montalegre)
«O Montalegre foi superior ao Vila Real. Defrontamos o campeão, uma equipa com qualidade, mas o Montalegre quis muito levar a Taça. Nos 90 minutos a equipa podia ter resolvido o jogo, mas não tivemos aquela pontinha de sorte. Metemos duas bolas no ferro. Esta conquista da Taça é justíssima. O Montalegre esteve bem em todos os processos de jogo: fisicamente, taticamente...conseguimos anular uma grande equipa».
Paulo Viage
(Presidente CDC Montalegre)
«Este grupo merecia esta vitória porque não só esta época, como no ano passado, temos trabalhado bem e, como tal, merecíamos ganhar. Ficou aqui provado que não somos inferiores ao Vila Real. Na minha opinião, o Montalegre foi superior do primeiro ao último minuto. Os jogadores do Montalegre foram uns bravos, uns batalhadores».
Costa Pereira
(Presidente A. F. Vila Real)
«Foi uma final importante, com um jogo equilibrado, bem disputado. Ficou provado que foram as duas equipas mais regulares no campeonato. Para um estádio destes, a moldura humana foi muito boa, com emoção até ao fim. Parabéns ao vencedor e ao vencido. O futebol saiu dignificado nesta grande final».
Abel Ferreira
(Treinador Sport Clube Vila Real)
«Foi um bom jogo. Duas boas equipas num bom estádio, com um tapete perfeito. Alguma experiência da parte do Montalegre foi mais forte que muita juventude do Vila Real. Nos primeiros 90 minutos fomos melhores que o Montalegre. No restante tempo, o Montalegre foi mais experiente e jogou mais do que nós. Foi uma final bonita com duas equipas que se respeitaram. Queríamos fazer a dobradinha mas não conseguimos. Esta vitória do Montalegre abrilhanta a nossa vitória no campeonato».
DADOS DO JOGO
Jogo no Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira – Chaves
Ao intervalo: 0-0
Após prolongamento: 0-0
Grandes Penalidades: 4-2
Marcaram pelo Montalegre: Abreu, João Carlos (PTT), André Veras e Leonel Fernandes.
Falhou: Fortunato
Marcaram pelo Montalegre: Abreu, João Carlos (PTT), André Veras e Leonel Fernandes.
Falhou: Fortunato
Marcaram pelo Vila Real: Shuster e César.
Falharam: Fred Coelho e Bessa.
Falharam: Fred Coelho e Bessa.
MONTALEGRE: Vieira, Fortunato, Rendeiro, Abreu, Leonel Fernandes, Veras, Chico (Vasques 109m), Hugo, Fidalgo, Bruno Madeira e Tito (João Carlos 72m).
Técnico: José Manuel Viage.
VILA REAL: Nené, Carreira (Paulinho 66m), Fred, Tiago, Zé Diogo, Francis, Rui (Eduardo 81m), Shuster, Bessa, Leandro (César 71m) e Miguel.
Técnico: Abel Ferreira
Árbitro: João Cabral.
Auxiliares: Israel Lopes e Bruno Teixeira.
4.º Árbitro: André Santos.
Montalegre vence Taça A.F. Vila Real 2014 - Reportagem TV Regiões
Conteúdo atualizado em9 de janeiro de 2018às 15:44