O presidente da Câmara de Montalegre garante que «não vai haver encerramento de escolas no concelho». Orlando Alves tranquiliza as populações de Cabril e Ferral ao mesmo tempo que refere que estamos perante «uma vitória significativa». Recorde-se que tem sido anunciado pela imprensa que o governo está a equacionar encerrar escolas com menos de 21 alunos, medida que pode atingir perto de 500 estabelecimentos de ensino.
Em conversa travada com o diretor dos edifícios públicos, o presidente da Câmara de Montalegre ficou com a garantia que não irá fechar nenhuma escola no concelho. Orlando Alves faz questão de sossegar as localidades onde ainda existem escolas: Salto, Cabril e Ferral, para além dos agrupamentos no Baixo Barroso (Venda Nova) e na sede do concelho. O autarca comunica: «quero tranquilizar e dizer às populações, principalmente de Cabril e Ferral, que as suas escolas vão continuar abertas, ativas e em funcionamento assim nos foi garantido pelo senhor diretor dos edifícios escolares. Assim sendo, não vai haver encerramento de escolas no concelho de Montalegre. A vida faz-se, também, destas pequenas vitórias que para nós não deixa de ser uma vitória significativa».
«TODOS DE PARABÉNS!»
Lembre-se que por estes dias, a imprensa tem insistido que está na forja, por parte do governo, o anúncio do encerramento de escolas com menos de 21 alunos. Feitas as contas o número pode rondar os 500 estabelecimentos de ensino, medida que muito tem preocupado as autarquias e populações. A confirmar-se a "boa nova" para Montalegre, estamos perante uma grande vitória para o ensino concelhio, argumenta o presidente da Câmara: «estas populações, as crianças, a comunidade educativa, os pais, os professores e os autarcas estão todos de parabéns porque conseguimos levar a água ao nosso moinho, com as posições que foram tomadas, não só por nós individualmente, mas pelo conjunto dos autarcas que se viram envolvidos com a ameaça do encerramento de escolas». A fechar, o edil declarou: «em alguns casos, como foi o nosso, e dada a especificidade do nosso território, as escolas vão manter-se o que se traduz num momento de grande satisfação».