As várias entidades que compõem a Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios reuniram na sede do Ecomuseu de Barroso. Dos vários pontos em agenda, destaque para a aprovação do plano de fogo controlado para o baldio de Cabril. Trata-se de «uma área muito sensível e propensa a ocorrências» considerou David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre.
Com o objetivo de encontrar um conjunto de medidas e ações de forma a atingir um aproveitamento sustentável da floresta, os vários elementos da Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios, reuniram, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre. Das várias questões em cima da mesa, a aprovação de um plano de fogo controlado para o baldio de Cabril com o objetivo de reduzir o risco de incêndio e potencial de propagação do fogo nas zonas intervencionadas. Ao mesmo tempo pretende reduzir a vegetação que compete com o pinheiro bravo e evitar a propagação de incêndios dentro dos povoamentos.
ENVOLVIMENTO DOS GESTORES DOS BALDIOS
O novo quadro comunitário exige «a definição de prioridades e não a angariação de fundos de acordo com as oportunidades com acontece em 90% dos casos», afirmou, David Teixeira, vice-presidente do município. Segundo o autarca, o facto de algumas das entidades do concelho não procederem à elaboração de Planos de Gestão Florestal (PGF) e Planos de Utilização de Baldios (PUB) pode «prejudicar ou mesmo impedir o financiamento do novo quadro comunitário Portugal 2020». Tudo ficará mais fácil se «houver o envolvimento dos gestores dos baldios que são os principais responsáveis pelo nosso património florestal», rematou David Teixeira.
600 HECTARES A CANDIDATURA
Por sua vez, Eduardo Carvalho, engenheiro do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas no distrito de Vila Real, referiu que está a ser desenvolvido «um trabalho de grupo com as várias entidades envolvidas com cerca de duas dezenas de candidaturas que vão englobar cerca de 600 hectares em faixas da rede primária» o que «vem facilitar o combate a incêndios», concluiu.