A Escola Básica 2,3/S Dr. Bento da Cruz realiza até 6.ª feira "A Semana do Patrono da Escola - Bento da Cruz", inserida na comemoração dos 50 anos de vida literária do escritor barrosão. Dias preenchidos com várias actividades que vão desde palestras, dramatizações, exposições, até ao convívio com o próprio homenageado.
Decorre até 6.ª feira “A Semana do Patrono da Escola - Bento da Cruz”, inserida na comemoração do cinquentenário da vida literária do autor. Trata-se de uma aposta inscrita no plano anual de actividades da Escola Básica 2, 3/S Dr. Bento da Cruz e enquadrada na semana da leitura, no âmbito do projecto concelhio “Em Montalegre: Abril Livros Mil”, envolvendo toda a comunidade escolar, particularmente professores e alunos, Biblioteca Municipal, Biblioteca Escolar e Associação de Pais.
PROGRAMA
DIVERSO
Esta iniciativa apresenta «um programa diversificado de actividades, desde exposições, dramatizações, palestras e, sobretudo, convívio à volta da obra do autor», esclarece João Surreira, director executivo do Agrupamento de Escolas de Montalegre.
Particular nota para os dias 20 (pré-escolar e primeiro ciclo) e 21 de Abril (restantes ciclos), onde acontece “Um Dia com Bento da Cruz” com a presença do escritor. É neste dia que está reservado o maior número de actividades. A saber: abertura solene; “À Conversa com Bento da Cruz” sobre a sua vida e obra; almoço “À Mesa com Bento da Cruz” (no refeitório da escola sede) e um espectáculo (danças, teatro, poesia… tudo centrado na obra e na pessoa de Bento da Cruz) a ter lugar no Pavilhão Multiusos da vila de Montalegre. Neste espectáculo o autor vai entregar os prémios de mérito aos melhores alunos. Com estas actividades «pretende-se homenagear um dos mais reconhecidos e conceituados escritores de Barroso», conclui a organização.