Encantos | Cascatas

26 Junho 2020

Concelho abonado pela mãe natureza, Montalegre oferece pedaços de paraíso. Basta um mergulho pelas magníficas cascatas que brotam um pouco por todo o município. Preciosidades que estão longe do ruído do tempo. Um deleite a quem quer parar. A quem necessita espantar o azedume dos dias. Propostas imperdíveis que refrescam a mente.

Cascata - Pitões das Júnias
Para chegar a esta cascata basta seguir até Pitões das Júnias e rumar ao parque de estacionamento de acesso à cascata, seguindo-se um pequeno percurso pedestre com cerca de 600 metros, parte em passadiço de madeira. As águas desta cascata são provenientes das águas do ribeiro de Pitões que, devido aos desníveis do terreno, se desenvolve por vários patamares, sendo que o primeiro tem cerca de 30 metros de altura e desagua num lago delimitado por afloramentos graníticos. Esta cascata é uma das muitas cascatas da região do Barroso e vai animar vários rios que nascem na serra do Gerês. Nas proximidades desta cascata existe uma ponte de madeira e também um carvalho centenário, que ao longo dos séculos tem sido alvo de várias lendas locais, como a de um duende aí viver.
Coordenadas | 41.830397 - 7.964903

Cascata - Caldeiras do Pereira (Pitões das Júnias)
Localizada num extenso pulmão verde, esta bela cascata pertence à aldeia de Pitões das Júnias, uma das mais pitorescas do concelho de Montalegre. O acesso, difícil, é um desafio para os mais aventureiros.
Coordenadas | 41°50’2.07 N - 7°57’45.32 W

Cascata - Cela Cavalos
É uma das cascatas menos movimentadas e menos conhecidas. A sugestão é deixar o carro junto da capela de Santa Luzia, em Cela. O acesso não é difícil. Basta descer um estradão com cerca de 1,5 km. O melhor é que parte desse caminho é feito com uma vista espetacular sobre o vale e o rio (Cávado), ao som da água que se ouve ao longe. Apesar das águas serem frias, a cascata é formidável. Os peixinhos vêm mordiscar as pernas e o descanso faz-se sobre as suas gigantescas rochas, que amparam as pequenas lagoas que a queda de água cria.
Coordenadas | 41°45’38.40 N - 7°59’12.39 W

Cascata - Pincães
Na parte sul do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) fica esta magnífica cascata na localidade de Pincães, não longe de Cabril. A piscina natural é das mais incríveis do país e vale bem a caminhada a pé. Esta cascata, que irrompe apressadamente da rocha, cria uma das piscinas naturais mais bonitas da região. Não é acessível de carro e pede uma caminhada de cerca de 15 minutos.
Coordenadas | 41.70689 N - 8.05094 W

Poços Verdes do Sobroso (7 lagoas)
Perto de Cabril, no Parque Nacional da Peneda-Gêres (PNPG), encontramos um local paradisíaco que origina uma cadeia de lagoas, a Cascata das 7 Lagoas, umas das pérolas do Gerês. São dotadas de uma incrível paisagem envolvente que contrasta com a água pura, límpida e cristalina. É um local de perfeita comunhão com a natureza. Para os amantes da adrenalina existe a possibilidade de saltar a 10 metros de altitude. Para os mais aventureiros existe uma com um pequeno escorrega natural que lhe permite ter momentos de pura diversão. Conta com umas mais compridas e outras mais fundas o que lhe permite nadar. O caminho para lá chegar exige uma longa caminhada a pé, de pelo menos 6 km (para cada lado). Mas vale o esforço. Vai encontrar uma harmonia de cores, onde o verde da água e o castanho das rochas fazem um casamento incrível.
Coordenadas | 41°45’28.72 N - 8°1’30.27 W

Cascata - Barrondas (Travassos do Rio)
Inserida no Parque Nacional da Peneda-Gêres (PNPG), esta magnífica cascata está localizada em Travassos do Rio. Rodeada por altos montes verdejantes, apresenta um caminho pedestre a rondar os dois quilómetros. O acesso está bem sinalizado.
Coordenadas | 41°49'13.1 N - 7°53'54.7 W

Cascata - Fírvidas
Fírvidas está integrada nas terras altas do planalto do Alto Barroso, a rondar os 1.000 metros de altitude, na proximidade da EN 103. Quedas de água apenas acessíveis a pé, com acesso através de um caminho em terra. Local de grande beleza natural, rodeado de vegetação e escarpas rochosas.
Coordenadas | 41.783866 - 7.719094

ENCANTOS DE MONTALEGRE | CASCATAS DO CONCELHO