Conferência de Imprensa | 'Obras no Castelo'

23 Novembro 2018

A Câmara Municipal de Montalegre promoveu uma ação de esclarecimento junto da imprensa e comunidade em geral, onde foi apresentado o ponto de situação do andamento das obras no Castelo de Montalegre. Uma sessão que contou com a presença do executivo, de um representante da Direção Regional de Cultura do Norte e do projetista da obra.
Lembrar que estamos perante uma empreitada que nasce no âmbito de um protocolo celebrado entre a DCRNorte - Direção Regional de Cultura do Norte, o município de Miranda do Douro e o município de Montalegre, datado de 23 de março de 2016, que permitiu a apresentação de uma candidatura a financiamento ao programa Portugal 2020, integrando a intervenção agora referida. A candidatura, entretanto aprovada, garantiu financiamento por fundos comunitários no montante de 85% do custo dos trabalhos, incluindo o valor do IVA à taxa legal em vigor de 6%.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Estão desfeitas as dúvidas numa sessão que teve uma avaliação muito positiva. Foi um encontro que vem no seguimento de alguma agitação à volta de uma obra emblemática para Montalegre e onde a Câmara coloca todo o seu empenho. Foi trabalhada por técnicos competentes e que está a ser acompanhada, semanalmente, pelos responsáveis que vêm do Porto. Irá culminar com a "sala de visitas" de Montalegre de portas abertas para que os nossos turistas possam apreciar esta joia da arquitetura militar de fronteira. Percebo que se concedam explicações à agitação. Os esclarecimentos necessários foram dados e penso que toda a gente saiu daqui satisfeita».

Paulo Amaral | Direção Regional de Cultura do Norte
«Estas intervenções são sempre geradoras de alguma polémica e a função destas sessões é ser o mais esclarecedor possível. Ao mesmo tempo permitem que as pessoas manifestem a sua opinião. É um processo corrente. Como em tudo, não há unanimidade. As intervenções contemporâneas têm sempre o critério de serem reversíveis. É possível desmontar e adotar outra solução. O nosso acompanhamento é semanal e às vezes até mais do que isso. Estamos aqui para verificar e fazer cumprir um projeto. A Direção Regional de Cultura do Norte é a entidade que tutela este monumento e, como tal, tem todo o interesse em que o projeto seja concretizado com a melhor qualidade possível».

Manuel Reis | Projetista
«Uma obra pública significa que é para a população e informar as pessoas é fundamental. Hoje em dia as pessoas são muito mais participativas e gostam de perceber como as coisas se desenvolvem. Trouxe uma imagem para que percebam o resultado final. Senti que consegui esclarecer o projeto. Enquanto projetista temos um conjunto de obrigações para o património. No sentido de proteger o recinto interior do castelo, como nos foi pedido, temos um conjunto de regras que têm a ver com a Carta de Veneza e não só. Obrigam-nos a intervir de uma determinada maneira. O princípio é manter e preservar as estruturas originais e fazer uma intervenção contemporânea. O mais importante é o carater reversível de toda a estrutura que é perfeitamente anulável sem desrespeitar o património existente».

INTERVENÇÕES

- Requalificação nas Torres do Castelo e da Praça de Armas;
- Consolidação da muralha abaluartada e rede de drenagem de águas pluviais e águas freáticas;
- Beneficiação dos arruamentos e largos envolventes (substituição do pavimento existente).

castelo__obras__sessao_de_esclarecimento__1_
castelo__obras__sessao_de_esclarecimento__2_