CPCJ | 'Estendal dos Direitos'

19 Novembro 2019

No âmbito da comemoração do 30.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, a CPCJ Montalegre associa-se à campanha nacional "Estendal dos Direitos", promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens – CNPDPCJ. Refira-se que a Convenção sobre os Direitos da Criança - adotada pelas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 - serve de mote para esta campanha que visa reforçar a mensagem da Convenção e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.

A CPCJ Montalegre, juntamente com instituições parceiras do território, vai desenvolver as seguintes atividades:
1. Todos os dias, a Rádio Montalegre emitirá um programa radiofónico sobre um dos direitos e entrevistará uma criança que falará sobre o mesmo.
2. A equipa multidisciplinar municipal, que trabalha no Programa de Combate ao Insucesso Escolar, no Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, executará um estendal dos direitos na Biblioteca do Centro Escolar de Montalegre e, aí falará com os alunos e professores sobre esta temática.
3. A Unidade de Cuidados à Comunidade – UCC do Centro de Saúde de Montalegre, colocará um "estendal de direito" nas instalações do Centro de Saúde.
4. A biblioteca municipal, juntamente com os alunos do ensino pré-escolar realizará nos dias 27 e 28, nas suas instalações, e no âmbito do seu projeto "Nas asas da leitura" atividades pedagógicas em redor da temática dos direitos, trabalhando especificamente o direito de brincar. As crianças foram desafiadas a trazer um brinquedo para colaborarem com uma outra campanha, SER +, que a CPCJ, a Biblioteca Municipal e o NLI desenvolvem nesta época natalícia, que se aproxima, e que está já a decorrer. Este é um projeto solidário que recolhe livros e brinquedos que serão depois distribuídos a crianças de famílias carenciadas.

CPCJ - Estendal dos Direitos