Concelho | Alteração da rede TDT

21 Outubro 2020

O processo de migração que abrange a área dos concelhos da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) teve início no passado 8 de outubro com a ressintonia dos emissores de Leiranco e Sapiãos, Boticas. Esta ação irá decorrer ao longo de duas semanas. O processo será concluído no dia 21 de outubro com a ressintonia dos emissores de Montalegre e Cerdeira. Os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9 e as 10 horas, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia (que demoram entre 4 a 6 horas), será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço. Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado. Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.

A rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que disponibiliza a televisão gratuita (a qual incluiu os canais RTP1, RTP2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI e ARTV), está a ser alterada de forma faseada para possibilitar a introdução da 5.ª geração móvel (5G) em todo o país. O processo de migração da TDT no concelho de Montalegre está previsto para 21 de outubro. Quando os emissores mudarem de frequência, os utilizadores podem deparar-se com os ecrãs sem imagem e, nesse momento, apenas é necessário proceder a uma nova sintonização da televisão ou do descodificador para continuar a ver os canais nacionais gratuitos.
De referir que, para usufruir da TDT, não é necessário substituir ou reorientar a antenas, trocar a TV ou o descodificador, nem subscrever serviços de televisão paga. Apenas os edifícios ou condomínios que tenham instalações com amplificadores monocanal poderão ter de os substituir. Para ajudar neste processo, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), disponível todos os dias entre as 9h00 e as 22h00, através da qual é possível esclarecer dúvidas e/ou obter apoio para sintonizar a televisão.

O QUE FAZER?

1.
Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box).
2. Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções: Configurar -> Antena -> Setup -> Instalar -> Ajuste do Canal -> Procura de Canais ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box).
3. Siga as instruções que aparecem no ecrã.

CALENDÁRIO | ALTO TÂMEGA

Canal Atual

Canal Futuro

Data  Migração