Apresentação da plataforma NOPAPER

04 Dezembro 2020

É mais um passo de distinção na Câmara Municipal de Montalegre. O mais recente trunfo visível esteve na apresentação da plataforma NOPAPER - Submissão Online de Processos de Urbanismo. Trata-se de uma aplicação web que permite a desmaterialização e submissão de processos completos de urbanismo online na página web do Município de Montalegre. Dada a lotação do salão ser limitada devido às normas de segurança da COVID-19, a apresentação foi feita em paralelo pela Internet via Microsoft Teams. Sublinhe-se que esta plataforma inovadora vai permitir a apresentação e submissão de processos de urbanismo sem ser necessária deslocação física aos serviços da Câmara de Montalegre, de forma totalmente online, incluindo a curto prazo, além da submissão e validação dos projetos, o pagamento das próprias taxas associadas.

NOPAPER - Submissão Online de Processos de Urbanismo (CARTAZ)

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Continuamos a dar seguimento a um trabalho de aperfeiçoamento interno que temos vindo a fazer desde 2014 e que se traduz numa grande economia de papel. Desta forma estamos a revelar uma posição de grande respeito pela proteção ambiental, nomeadamente pelas árvores de onde é extraído o papel. Neste caso concreto temos um modelo de tratamento de todos os processos de construção civil que dão entrada nos serviços de urbanismo da Câmara Municipal de Montalegre. Um projeto que nos coloca no topo deste avanço nas autarquias de todo o país. Não haverá mais papéis. Temos uma plataforma onde os requerentes podem, a partir de casa, submeter os seus projetos de construção. O sistema reconhece a autenticidade dos documentos apresentados, sinaliza os documentos em falta e define os valores a pagamento. O munícipe ou o técnico podem fazer o acompanhamento do seu processo de forma online diariamente. Uma imagem de qualidade e vanguardismo da autarquia para agarrar o futuro que é digital. Saudar os técnicos da autarquia envolvidos neste processo».

Luís Fidalgo | Gabinete de Informática
«Montalegre é a primeira autarquia a avançar com este projeto e com este nível de complexidade. Temos uma plataforma que é a junção de vários serviços online, desde o atendimento até aos diferentes gabinetes de gestão da área do urbanismo. Permite que a pessoa que submeteu o processo possa consultá-lo sempre que assim o entender. Com o tempo vamos progredindo. São processos complexos que exigem a intervenção de todos os gabinetes e técnicos».

EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA NOPAPER

montalegre___apresentacao_da_plataforma_nopaper__3_