BUPi | Plataforma de sucesso no concelho

18 Novembro 2022

Implantada há um ano no concelho, a plataforma BUPi (Balcão Único do Prédio) é um exemplo de sucesso. Os barrosões têm aderido em massa a este Sistema de Informação Cadastral Simplificado, que permite aos proprietários, sem custos, identificar os seus prédios rústicos ou mistos, de forma simples e gratuita, através de um balcão de atendimento presencial ou online. Para além do atendimento no Pavilhão Multiusos de Montalegre - Salas de Formação, os técnicos contratados têm andado pelas freguesias onde fazem a representação gráfica georreferenciada (RGG) dos terrenos, evitando as deslocações dos proprietários à sede do concelho. De lembrar que para realizar a RGG, o proprietário necessita de ter consigo o seu Cartão de Cidadão e a Caderneta Predial com o número das matrizes da propriedade a georreferenciar e saber identificar a sua propriedade no mapa. Este projeto é financiado pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE).

PROPRIETÁRIOS | PORQUE SE DEVE REGISTAR?

- Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi;
- Porque o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno;
- Para ajudar na gestão do território rural português, contribuindo para a prevenção de incêndios no nosso país;
- Porque pode fazê-lo de forma gratuita, se apresentar a representação gráfica georreferenciada obtida através do BUPi, pelo período de quatro anos a contar da data de adesão do município ao BUPi.

Local: Pavilhão Multiusos de Montalegre - Salas de Formação
Segunda a sexta | 09h00-13h00 / 14h00-17h00
Marcação Online - AQUI
Nota: A georreferenciação de cada prédio está estimada em 10 minutos