Montalegre | Mundial Rallycross | 26/27 agosto 2023

27 Agosto 2023
Montalegre   mundial rallycross  26 e 27 agosto 2023  calendario  1 1024 2500

Pela oitava vez na sua história, o Circuito Internacional de Montalegre (CIM) acolhe uma prova do Campeonato do Mundo de Rallycross. O anúncio acaba de ser feito pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, para gáudio dos amantes da modalidade radicados em Portugal e nas proximidades. A prova portuguesa, uma das mais emblemáticas do Mundial, vai disputar-se a 26 e 27 de agosto, voltando a contar com as estrelas do Campeonato do Mundo e também com os populares Campeonatos da Europa de RX1 (Supercars a gasolina) e RX3 (Super1600).

O Campeonato do Mundo FIA (World RX), que se estreou oficialmente em Montalegre, em 2014, volta a visitar o Circuito Internacional de Montalegre no último fim de semana de agosto de 2023. O novo calendário vai passar por três continentes - Europa, África e Ásia. Históricas pistas europeias, como Lydden Hill (Reino Unido), Mettet (Bélgica) e Estering (Alemanha) estão de regresso ao Mundial, assim como a popular prova na Cidade do Cabo, na África do Sul. Um mês depois, o Mundial termina na Ásia, num evento que será brevemente anunciado.

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«É um motivo de orgulho. Mais um ano em que Montalegre vai ser a "meca" do ralycross mundial. Vamos poder ver os grandes pilotos desta modalidade, o que é sempre uma alegria para todos os aficionados. É fabuloso que esta prova, verdadeiramente única no país, se realize no mês de agosto. Havendo tantos países a disputá-la e tantos aficionados, em especial, na Galiza e, também, no norte de Portugal, é muito bom ter sido marcada para o mês de agosto. O ralycross dá muita visibilidade ao concelho, mas não só. Os hotéis e os alojamentos locais já começam a estar reservados. Sendo certo que Montalegre não tem capacidade para alojar todas as pessoas, toda a região vai beneficiar com esta prova. Os grandes investimentos já estão feitos. O investimento para a prova já estava equacionado no orçamento municipal. Toda a organização, em parceria com o Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), envolve cerca de 200 a 250 mil euros.»

CALENDÁRIO 2023

Maio 20-21 | Euro RX1/RX3 | Euro RX of Hungary, Nyirád
Junho 17-18 | Ronda 1 | World RX of Norway, Hell
Julho 1-2 | Ronda 2 | World RX of Sweden, Höljes
Julho 22-23 | Ronda 3 | World RX of United Kingdom, Lydden Hill * **
Agosto 5-6 | Ronda 4 | World RX of Benelux, Mettet * **
AGOSTO 26-27 | Ronda 5 | World RX of Portugal, MONTALEGRE
Setembro 9-10 | Ronda 6 | World RX of Germany, Estering * **
Outubro 21-22 | Rondas 7/8 | World RX of South Africa, Cape Town **
Novembro 25-26 | Rondas 9/10 | TBA, Asia **
* Sujeito a acordo com o promotor
** Sujeito a homologação da pista

Sobre o Rallycross Promoter GmbH

O Rallycross Promoter GmbH, é uma empresa co-propriedade da Red Bull GmbH e KW25 Beteiligungs GmbH, é responsável por todos os aspetos comerciais do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross, incluindo a produção e direitos de TV, o marketing de global, média e direitos de patrocínio. O Promotor também tem a responsabilidade de aumentar o leque de participantes e propor os locais que compõem os calendários do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross e das séries de suporte.

MEMÓRIA

2022. Mundial Rallycross - Niclas Grönholm (2.º Dia)
. Mundial Rallycross - Johan Kristoffersson (1.º Dia)
2021. Mundial Rallycross - Niclas Grönholm