Mundial Rallycross 2013 (Dia 1) | Máquinas já voam em Montalegre

03 Junho 2023

Quase 60 pilotos já entraram em ação este sábado no Circuito Internacional de Montalegre, no primeiro dia competitivo do Campeonato do Mundo e Campeonato da Europa FIA de Rallycross, com uma prova de suporte de Kartcross. O pentacampeão mundial, Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo RX1e), dominou a categoria-rainha, num dia em que Sébastien Loeb deu a primeira vitória em mangas ao Lancia Delta EVO-e.

Portugal e o Circuito Internacional de Montalegre abriram o Campeonato do Mundo FIA de Rallycross 2023. O regresso de Sébastien Loeb ao Mundial, ao volante do carismático Lancia Delta com as cores que outrora fizeram história nos ralis, é a principal novidade da categoria-rainha. O piloto francês não perdeu tempo e já ganhou uma corrida com o Lancia da Special ONE Racing, embora o pentacampeão mundial Johan Kristoffersson (Volkswagen Dealerteam Bauhaus) tenha dominado por completo o primeiro dia competitivo. O piloto sueco garantiu a Super Pole e depois mostrou nas mangas de qualificação que é o grande favorito à vitória, estando nesta altura na frente do seu companheiro de equipa Ole Christian Veiby.
Duplo vencedor em Montalegre nas edições anteriores, Niclas Grönholm (CE Dealer Team) está nesta altura no terceiro lugar, após um intenso duelo com Sébastien Loeb, que animou o público nas bancadas de Montalegre. Entre Grönholm e Loeb está Timmy Hansen, com o Peugeot da Hansen WRX Team.
No Campeonato da Europa de RX1, com os populares Supercars a gasolina, o campeão europeu em título, Anton Marklund, impôs o seu Ford Fiesta a toda a concorrência, liderada pelo belga Enzo Ide (Audi A1). Mais azarado, o português José Oliveira (Peugeot 208) ocupa nesta altura o 15.º lugar, devido a um toque.

PORTUGUESES NA LUTA

Já entre os S1600 do Campeonato da Europa de RX3, o líder é o polaco Damian Litwinowicz, logo seguido por Nils Volland e pelo português João Ribeiro, todos ao volante dos Audi A1. André Sousa, também num Audi, é o 5.º classificado após três mangas, e Joaquim Machado (Audi A1) também está no top 10 do Europeu.
Num dia marcado pelas condições atmosféricas imprevisíveis, destaque ainda para a prova de Kartcross, com 15 pilotos em pista, numa competição liderada até ao momento por Sérgio Castro (ASK), na frente de Mário Rato (Semog) e Alexandre Borges (Planet Kart Cross). Os pilotos convidados, o galego Iván Ares e o português Bernardo Sousa, também já deram espetáculo ao lado dos rápidos pilotos do Campeonato de Portugal da categoria.
Para o último dia são esperados milhares de espectadores portugueses e espanhóis no evento organizado pelo Município de Montalegre e Clube Automóvel de Vila Real.

CLASSIFICAÇÕES ONLINE | AQUI

CALENDÁRIO 2023

29-30 Abril | Euro RX1/RX3 Euro RX Hungria, Nyirád
03-04 JUNHO | Ronda 1 - Mundial RX Portugal, MONTALEGRE
17-18 Junho | Ronda 2 - Mundial RX Noruega, Hell
01-02 Julho | Ronda 3 - Mundial RX Suécia, Höljes
22-23 Julho | Ronda 4 - Mundial RX Reino Unido, Lydden Hill *
5-6 Agosto | Ronda 5 - Mundial RX Benelux, Mettet *
19-20 Agosto | Ronda 6 - Mundial RX Alemanha, Estering
07-08 Outubro | Rondas 7 e 8 - Mundial RX África do Sul, Cidade do Cabo *
11-12 Novembro | Rondas 9 e 10 - TBA, Ásia *

* Sujeito a homologação de pista

Sobre o Circuito Internacional de Montalegre

Pista homologada para provas internacionais, tendo recebido o Europeu de Rallycross desde 2007 e o FIA Mundial de Rallycross desde 2014. Recebeu o Mundial de Supermoto S1GP em 2019. Recebeu a serie internacional FIA TitansRX Rallycross em 2019. Também recebeu provas do Campeonato Francês de Camião Cross. Recebe desde 1998 provas dos Campeonatos Nacionais de Rallycross, Kartcross, SuperBuggy, Camião Racing, Drift e Supermotard.

Sobre o Rallycross Promoter GmbH

O Rallycross Promoter GmbH, é uma empresa co-propriedade da Red Bull GmbH e KW25 Beteiligungs GmbH, é responsável por todos os aspetos comerciais do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross, incluindo a produção e direitos de TV, o marketing de global, média e direitos de patrocínio. O Promotor também tem a responsabilidade de aumentar o leque de participantes e propor os locais que compõem os calendários do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross e das séries de suporte.

MEMÓRIA

2022. Mundial Rallycross - Niclas Grönholm (2.º Dia)
. Mundial Rallycross - Johan Kristoffersson (1.º Dia)
2021. Mundial Rallycross - Niclas Grönholm