Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

28.ª Feira do Fumeiro | Sucesso!

27 Janeiro 2019

Segundo os dados apresentados pelo Núcleo de Investigação do ISAG - European Business School (NIDISAG), entidade escolhida pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã para conduzir o estudo de avaliação da marca "Fumeiro de Montalegre" e medição do impacto económico no território, as mais de 50 mil pessoas que passaram pela 28.ª edição da Feira do Fumeiro, das quais mais de 43% a estrearem-se no evento, contribuíram para uma receita na ordem dos 5,7 milhões de euros para a região.


A "rainha do fumeiro" voltou a surpreender pela positiva em números. As conclusões do ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, também designado ISAG – European Business School, são taxativas: a 28.ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre ficou marcada por um aumento do número de novos visitantes. Entre as 50 mil pessoas que passaram pelo evento durante 4 dias, cerca de 43% confirmaram que esta foi a primeira vez no certame. No total, contribuíram para uma receita de cerca de 5,7 milhões euros para a região. Só no recinto da feira foram contabilizados cerca de 3,1 milhões de euros de volume de negócios, com 82% dos visitantes a gastarem em produtos do fumeiro uma média de 92,14€ por cada dia, valores acima dos registados em 2018.

AVALIAÇÃO DE EXCELÊNCIA

No mesmo estudo observa-se que cerca de 86% dos visitantes afirmaram residir fora do concelho de Montalegre, dos quais 5% residem no estrangeiro, e a grande maioria (92%) confirmaram que se deslocaram propositadamente para visitar a Feira do Fumeiro. Para aproveitar a visita, 9% optaram por pernoitar na região, com uma estadia média de duas noites. Os tipos de alojamento mais escolhido foram o hotel e o turismo rural. No que diz respeito à avaliação da marca "Fumeiro de Montalegre" os visitantes foram unânimes na satisfação global, classificando-a com 4,5 (escala de 1 a 5). Entre os principais critérios estão a confiança transmitida pela marca (4,4), a satisfação das expectativas (4,4) e a relação qualidade preço (4,3). Os principais fatores de atração identificados foram a qualidade do fumeiro e a vontade de conhecer e provar os produtos típicos da região. O passa palavra (75%), a televisão, a rádio e as redes sociais (21%) foram os meios de divulgação mais influentes.

PRODUTOS MAIS PROCURADOS

Entrar na Feira do Fumeiro é ir ao encontro de um Mundo de sabores. Um "pecado" irresistível. O estudo revela ainda que os produtos mais procurados e comprados foram a alheira (47%), o presunto (39%), a chouriça de carne (35%) e o salpicão (31%). Em cada um destes produtos os visitantes procuraram a qualidade (4,6), relação qualidade preço (4,5) e a origem (4,4), numa escala de 1 a 5.
Por sua vez, para os visitantes, a Feira do Fumeiro de Montalegre é um importante contributo para o impacto económico para os produtores e comércio local (4,7), para potenciar a imagem, o património e a reputação do concelho (4,7) e para divulgar os produtos regionais (4,6), numa escala de 1 a 5. Por último, quando questionados sobre a vontade de ver os produtos com a marca "Fumeiro de Montalegre" à venda em lojas pelo país, 61% responderam afirmativamente.

ESTUDO

Estes dados divulgados resultam de uma parceria entre o ISAG – European Business School e a Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. Em termos gerais, nos estudos, realiza-se a caraterização sociodemográfica e o perfil do visitante do evento, avalia-se o impacto direto do evento no concelho de Montalegre (no alojamento, nas deslocações, nas compras/presentes, na feira e nas atividades complementares), o impacto induzido (considerando os gastos na compra de produtos), e identificam-se os principais fatores de satisfação. Analisam-se, também, os principais meios de divulgação do evento, o grau de socialização dos visitantes e descreve-se o público que revelou a intenção de voltar na próxima edição.

ISAG

O ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, também designado ISAG – European Business School, é uma instituição de ensino superior politécnico particular, criada em outubro de 1979, e localizada na cidade do Porto. A sua missão centra-se na preparação dos estudantes para o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas, fornecendo uma formação técnica, científica e cultural de nível superior nas áreas das Ciências Empresariais, do Turismo, da Gestão Hoteleira e das Línguas Aplicadas.
Com a constante preocupação de responder às necessidades do mercado empresarial nacional e internacional, o ISAG – European Business School foi pioneiro no desenvolvimento de oferta formativa de nível superior. Atualmente, ministra 4 licenciaturas (Gestão de Empresas, Gestão Hoteleira, Relações Empresariais e Turismo), 2 mestrados (Gestão de Empresas e Direção Comercial e Marketing) e 5 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Restauração e Bebidas, Contabilidade e Fiscalidade, Desenvolvimento de Produtos Turísticos, Gestão de Redes Sociais, e Gestão e Comércio Internacional). Atua ainda na área da formação executiva, desenvolvendo programas de MBA, Pós-Graduação, Cursos de Especialização e Formação In-Company. A excelência da formação superior do ISAG – European Business School assenta numa equipa de docentes e profissionais altamente qualificados, que alia a elevada formação académica à competência empresarial, mas também na vocação internacional, que confere uma dimensão global à experiência de aprendizagem dos estudantes.


DADOS

108 Expositores
87 Produtores de Fumeiro
+ de 6.500 peças de porco
+ de 35 mil kg de enchidos
+ de 900 presuntos
+ de 50 mil visitantes


TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«O balanço desta feira é extraordinariamente positivo. Radica nas impressões que recolhi juntos dos produtores, no sorriso que demonstraram com entusiasmo e determinação em fazerem sempre melhor. Tivemos um fim-de-semana com casa cheia. Sendo uma feira de fumeiro é, também, uma excelente oportunidade para darmos a conhecer o nosso território. É uma excelente oportunidade para dar a conhecer o que somos e dar a conhecer a marca Montalegre que está comercialmente muito forte e agressiva».

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«Foi mais um grande sucesso. Não vou correr o risco de dizer que foi a melhor de todas, mas foi uma das melhores. Houve grandes quantidades de produtos, superiores a anos anteriores. Houve um aprumo e aperfeiçoamento dos produtores. Os clientes têm que ser bem servidos porque pagam. Podem dizer o que disserem, mas a nossa feira é a melhor. A Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã tem uma grande responsabilidade. Este ano fizemos análises a cada produto, de cada um dos produtores, que vão ser verificadas para que a qualidade seja sempre assegurada. Estamos todos de parabéns. Vamos continuar no bom caminho».

Capoulas Santos | Ministro da Agricultura
«É um certame que promove produtos únicos e de excelência desta região. Promove a autoestima dos produtores. É-lhes reconhecido o seu duro trabalho. Permite, também, a projeção do nome do município e da região. É um evento que atrai sempre muitos turistas. É uma forma de desenvolvimento económico. Felicito toda a organização e a Câmara de Montalegre por mais este grande êxito».

Carlos Miguel | Secretário de Estado das Autarquias Locais
«As autarquias têm um enorme papel na realização destes eventos. Esta feira tem 28 anos e tem 28 anos de iniciativa da câmara. Estas feiras existem um pouco por todo o país e isso acontece porque são os autarcas que convencem os produtores a comercializarem os seus produtos. Esta feira é uma referência no país e com produtos de grande qualidade. É importante para Montalegre, para a região, mas também, para o país. Conheço a feira há três anos. Há um grande cuidado na apresentação e na imagem e isso é muito importante. Vai permitir uma boa comercialização, melhores preços, mais rendimento e melhor economia».

Ana Godinho Mendes | Secretária de Estado do Turismo
«Montalegre é o exemplo de como se consegue, através deste evento, criar um destino e uma atratividade louca. Vemos uma enorme quantidade de autocaravanas e de pessoas que partem de todo o lado, não só de Portugal, mas também do estrangeiro. O fumeiro é um produto genuíno que marca o território e que permite que o concelho viva em função deste evento, no que diz respeito à gastronomia ao longo do ano. Montalegre mostra que é possível, só é preciso foco. Há esta capacidade de abrir o mapa de Portugal e dar a volta aos problemas, quando há vontade e trabalho em rede. Esta gente está toda alinhada na promoção do território. É assim que se afirma Portugal como um destino onde se tem experiências que não acontecem em mais sítio nenhum».

José Mendes | Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade
«Foi a primeira vez que visitei a feira, mas tinha conhecimento deste evento. Esta é a resposta adequada para aqueles que pensam que o Interior de Portugal não tem futuro. Verifico que há visitantes de todo o país neste local a consumirem e a comprarem produtos de excelência. O território é, também, de excelência e foi reconhecido pela UNESCO. Há uma combinação de recursos maravilhosa. É este Portugal que temos que preservar, com valor económico. Estou cá com muito prazer e espero voltar muitas mais vezes, até quando não estiver no Governo porque sou do Norte e não é difícil regressar. Sou muito apreciador destes produtos. Até abuso, porque são excelentes».


MONTALEGRE | 28.ª FEIRA DO FUMEIRO
- 24 a 27 janeiro 2019 -


MONTALEGRE | 28.ª FEIRA DO FUMEIRO

- 24 a 27 janeiro 2019 - 
(Presidente da Câmara | Orlando Alves - Mensagem)

28.ª FEIRA DO FUMEIRO | VÍDEO PROMOCIONAL
- Montalegre | 24 a 27 janeiro 2019 -


MONTALEGRE - XXVIII FEIRA DO FUMEIRO (PROGRAMA)


XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (1)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (10)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (14)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (17)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (16)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (21)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (18)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (15)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (19)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (25)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (22)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (26)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (20)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (24)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (23)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (28)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (34)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (33)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (35)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (37)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (36)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (38)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (42)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (40)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (39)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (41)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (43)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (45)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (47)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (44)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (46)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (48)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (49)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (50)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (57)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (55)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (58)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (56)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (60)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (62)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (61)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (64)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (65)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (63)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (68)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (66)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (70)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (71)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (67)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (69)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (73)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (72)
XXVIII Feira do Fumeiro (Gerais) (74)