Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

28.ª Feira do Fumeiro | Sucesso!

27 Janeiro 2019
Xxviii feira do fumeiro  gerais   27  1 1024 2500

Segundo os dados apresentados pelo Núcleo de Investigação do ISAG - European Business School (NIDISAG), entidade escolhida pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã para conduzir o estudo de avaliação da marca "Fumeiro de Montalegre" e medição do impacto económico no território, as mais de 50 mil pessoas que passaram pela 28.ª edição da Feira do Fumeiro, das quais mais de 43% a estrearem-se no evento, contribuíram para uma receita na ordem dos 5,7 milhões de euros para a região.


A "rainha do fumeiro" voltou a surpreender pela positiva em números. As conclusões do ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, também designado ISAG – European Business School, são taxativas: a 28.ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre ficou marcada por um aumento do número de novos visitantes. Entre as 50 mil pessoas que passaram pelo evento durante 4 dias, cerca de 43% confirmaram que esta foi a primeira vez no certame. No total, contribuíram para uma receita de cerca de 5,7 milhões euros para a região. Só no recinto da feira foram contabilizados cerca de 3,1 milhões de euros de volume de negócios, com 82% dos visitantes a gastarem em produtos do fumeiro uma média de 92,14€ por cada dia, valores acima dos registados em 2018.

AVALIAÇÃO DE EXCELÊNCIA

No mesmo estudo observa-se que cerca de 86% dos visitantes afirmaram residir fora do concelho de Montalegre, dos quais 5% residem no estrangeiro, e a grande maioria (92%) confirmaram que se deslocaram propositadamente para visitar a Feira do Fumeiro. Para aproveitar a visita, 9% optaram por pernoitar na região, com uma estadia média de duas noites. Os tipos de alojamento mais escolhido foram o hotel e o turismo rural. No que diz respeito à avaliação da marca "Fumeiro de Montalegre" os visitantes foram unânimes na satisfação global, classificando-a com 4,5 (escala de 1 a 5). Entre os principais critérios estão a confiança transmitida pela marca (4,4), a satisfação das expectativas (4,4) e a relação qualidade preço (4,3). Os principais fatores de atração identificados foram a qualidade do fumeiro e a vontade de conhecer e provar os produtos típicos da região. O passa palavra (75%), a televisão, a rádio e as redes sociais (21%) foram os meios de divulgação mais influentes.

PRODUTOS MAIS PROCURADOS

Entrar na Feira do Fumeiro é ir ao encontro de um Mundo de sabores. Um "pecado" irresistível. O estudo revela ainda que os produtos mais procurados e comprados foram a alheira (47%), o presunto (39%), a chouriça de carne (35%) e o salpicão (31%). Em cada um destes produtos os visitantes procuraram a qualidade (4,6), relação qualidade preço (4,5) e a origem (4,4), numa escala de 1 a 5.
Por sua vez, para os visitantes, a Feira do Fumeiro de Montalegre é um importante contributo para o impacto económico para os produtores e comércio local (4,7), para potenciar a imagem, o património e a reputação do concelho (4,7) e para divulgar os produtos regionais (4,6), numa escala de 1 a 5. Por último, quando questionados sobre a vontade de ver os produtos com a marca "Fumeiro de Montalegre" à venda em lojas pelo país, 61% responderam afirmativamente.

ESTUDO

Estes dados divulgados resultam de uma parceria entre o ISAG – European Business School e a Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. Em termos gerais, nos estudos, realiza-se a caraterização sociodemográfica e o perfil do visitante do evento, avalia-se o impacto direto do evento no concelho de Montalegre (no alojamento, nas deslocações, nas compras/presentes, na feira e nas atividades complementares), o impacto induzido (considerando os gastos na compra de produtos), e identificam-se os principais fatores de satisfação. Analisam-se, também, os principais meios de divulgação do evento, o grau de socialização dos visitantes e descreve-se o público que revelou a intenção de voltar na próxima edição.

ISAG

O ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, também designado ISAG – European Business School, é uma instituição de ensino superior politécnico particular, criada em outubro de 1979, e localizada na cidade do Porto. A sua missão centra-se na preparação dos estudantes para o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas, fornecendo uma formação técnica, científica e cultural de nível superior nas áreas das Ciências Empresariais, do Turismo, da Gestão Hoteleira e das Línguas Aplicadas.
Com a constante preocupação de responder às necessidades do mercado empresarial nacional e internacional, o ISAG – European Business School foi pioneiro no desenvolvimento de oferta formativa de nível superior. Atualmente, ministra 4 licenciaturas (Gestão de Empresas, Gestão Hoteleira, Relações Empresariais e Turismo), 2 mestrados (Gestão de Empresas e Direção Comercial e Marketing) e 5 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Restauração e Bebidas, Contabilidade e Fiscalidade, Desenvolvimento de Produtos Turísticos, Gestão de Redes Sociais, e Gestão e Comércio Internacional). Atua ainda na área da formação executiva, desenvolvendo programas de MBA, Pós-Graduação, Cursos de Especialização e Formação In-Company. A excelência da formação superior do ISAG – European Business School assenta numa equipa de docentes e profissionais altamente qualificados, que alia a elevada formação académica à competência empresarial, mas também na vocação internacional, que confere uma dimensão global à experiência de aprendizagem dos estudantes.


DADOS

108 Expositores
87 Produtores de Fumeiro
+ de 6.500 peças de porco
+ de 35 mil kg de enchidos
+ de 900 presuntos
+ de 50 mil visitantes


TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«O balanço desta feira é extraordinariamente positivo. Radica nas impressões que recolhi juntos dos produtores, no sorriso que demonstraram com entusiasmo e determinação em fazerem sempre melhor. Tivemos um fim-de-semana com casa cheia. Sendo uma feira de fumeiro é, também, uma excelente oportunidade para darmos a conhecer o nosso território. É uma excelente oportunidade para dar a conhecer o que somos e dar a conhecer a marca Montalegre que está comercialmente muito forte e agressiva».

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«Foi mais um grande sucesso. Não vou correr o risco de dizer que foi a melhor de todas, mas foi uma das melhores. Houve grandes quantidades de produtos, superiores a anos anteriores. Houve um aprumo e aperfeiçoamento dos produtores. Os clientes têm que ser bem servidos porque pagam. Podem dizer o que disserem, mas a nossa feira é a melhor. A Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã tem uma grande responsabilidade. Este ano fizemos análises a cada produto, de cada um dos produtores, que vão ser verificadas para que a qualidade seja sempre assegurada. Estamos todos de parabéns. Vamos continuar no bom caminho».

Capoulas Santos | Ministro da Agricultura
«É um certame que promove produtos únicos e de excelência desta região. Promove a autoestima dos produtores. É-lhes reconhecido o seu duro trabalho. Permite, também, a projeção do nome do município e da região. É um evento que atrai sempre muitos turistas. É uma forma de desenvolvimento económico. Felicito toda a organização e a Câmara de Montalegre por mais este grande êxito».

Carlos Miguel | Secretário de Estado das Autarquias Locais
«As autarquias têm um enorme papel na realização destes eventos. Esta feira tem 28 anos e tem 28 anos de iniciativa da câmara. Estas feiras existem um pouco por todo o país e isso acontece porque são os autarcas que convencem os produtores a comercializarem os seus produtos. Esta feira é uma referência no país e com produtos de grande qualidade. É importante para Montalegre, para a região, mas também, para o país. Conheço a feira há três anos. Há um grande cuidado na apresentação e na imagem e isso é muito importante. Vai permitir uma boa comercialização, melhores preços, mais rendimento e melhor economia».

Ana Godinho Mendes | Secretária de Estado do Turismo
«Montalegre é o exemplo de como se consegue, através deste evento, criar um destino e uma atratividade louca. Vemos uma enorme quantidade de autocaravanas e de pessoas que partem de todo o lado, não só de Portugal, mas também do estrangeiro. O fumeiro é um produto genuíno que marca o território e que permite que o concelho viva em função deste evento, no que diz respeito à gastronomia ao longo do ano. Montalegre mostra que é possível, só é preciso foco. Há esta capacidade de abrir o mapa de Portugal e dar a volta aos problemas, quando há vontade e trabalho em rede. Esta gente está toda alinhada na promoção do território. É assim que se afirma Portugal como um destino onde se tem experiências que não acontecem em mais sítio nenhum».

José Mendes | Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade
«Foi a primeira vez que visitei a feira, mas tinha conhecimento deste evento. Esta é a resposta adequada para aqueles que pensam que o Interior de Portugal não tem futuro. Verifico que há visitantes de todo o país neste local a consumirem e a comprarem produtos de excelência. O território é, também, de excelência e foi reconhecido pela UNESCO. Há uma combinação de recursos maravilhosa. É este Portugal que temos que preservar, com valor económico. Estou cá com muito prazer e espero voltar muitas mais vezes, até quando não estiver no Governo porque sou do Norte e não é difícil regressar. Sou muito apreciador destes produtos. Até abuso, porque são excelentes».


MONTALEGRE | 28.ª FEIRA DO FUMEIRO
- 24 a 27 janeiro 2019 -


MONTALEGRE | 28.ª FEIRA DO FUMEIRO

- 24 a 27 janeiro 2019 - 
(Presidente da Câmara | Orlando Alves - Mensagem)

28.ª FEIRA DO FUMEIRO | VÍDEO PROMOCIONAL
- Montalegre | 24 a 27 janeiro 2019 -


MONTALEGRE - XXVIII FEIRA DO FUMEIRO (PROGRAMA)


Xxviii feira do fumeiro  gerais   1  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   10  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   14  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   17  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   16  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   21  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   18  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   15  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   19  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   25  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   22  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   26  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   20  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   24  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   23  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   28  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   34  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   33  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   35  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   37  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   36  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   38  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   42  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   40  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   39  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   41  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   43  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   45  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   47  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   44  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   46  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   48  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   49  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   50  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   57  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   55  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   58  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   56  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   60  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   62  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   61  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   64  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   65  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   63  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   68  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   66  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   70  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   71  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   67  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   69  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   73  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   72  1 1024 2500
Xxviii feira do fumeiro  gerais   74  1 1024 2500