Concelho | Combate à Vespa velutina (Asiática) 2022

20 Junho 2022

Chegou ao fim mais uma campanha de combate à Vespa velutina, iniciativa promovida pelo município de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), cujo Plano Municipal de Combate é liderado pelo técnico José Luís Tavares. Um trabalho iniciado a 12 de fevereiro e que terminou a 12 de junho. A rede de armadilhas foi composta por 250 unidades, teve um período de atuação de quatro meses, com oito monitorizações de periodicidade quinzenal. Este ano, foram capturadas 13.286 Vespas velutinas. Um número recorde, demonstrativo da evolução e do rigor do trabalho desenvolvido. Como habitualmente, estes dados podem ser consultados no mapa interativo e no documento anexo.

TEM A PALAVRA

José Luís Tavares | Plano Municipal de Combate à Vespa velutina
«Depois de três anos de resultados animadores, com a redução da presença da Vespa velutina no concelho de Montalegre, o final do ano passado foi marcado com o aparecimento de vários ninhos já em final de ciclo. Inevitavelmente, houve um aumento de vespas fecundadas hibernadas nas zonas próximas desses ninhos. Essas e outras vespas vindas dos territórios limítrofes ditaram um aumento expressivo no número de capturas. Um outro fator decisivo que contribuiu para o grande número de capturas deste ano foi o inverno pouco rigoroso que tivemos – o frio pouco extremo foi favorável à sobrevivência de muitas vespas hibernadas que em circunstâncias normais teriam perecido. Apesar dos factos expostos não serem bons para nós, é importante informar que 33 ninhos (o número de ninhos retirados em Montalegre durante o ano de 2021), representa para muitos municípios um valor percentual muito pequeno – existem municípios com mais de 800 e 1.000 ninhos de Vespa velutina eliminados em 2021. A rede de armadilhas apresenta excelentes resultados, capturando um número significativo de Vespas velutinas. No entanto, é importante ter presente que essas vespas nunca são todas capturadas e que é cada vez mais necessária a participação de todos os cidadãos na identificação e sinalização de ninhos (primários e definitivos).

Consultar | mapa interativo

MONTALEGRE - REDE DE ARMADILHAS DE COMBATE À VESPA VELUTINA 2022 (Balanço)

MEMÓRIA

2021. Combate à Vespa velutina (Asiática)