XXI Feira do Livro | Inauguração

01 Junho 2022

Regressou em forma a Feira do Livro de Montalegre, evento cultural de referência do concelho, promovido pela equipa da Biblioteca Municipal. O interior do Pavilhão Multiusos encheu-se de vozes com os muitos alunos que fizeram questão de visitar o espaço. Um movimento constante à procura do melhor livro e da melhor diversão. O executivo municipal compareceu ao "abrir de portas" de um evento que decorre até domingo.

MONTALEGRE | XV FEIRA DO LIVRO (DESDOBRÁVEL)

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«É com grande alegria que abrimos novamente este espaço a todos estes alunos. No dia inaugural é dirigido, tradicionalmente, aos alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo. É, também, a celebração do Dia Mundial da Criança. Nos restantes dias, todos os restantes alunos irão passar pela Feira do Livro. É um gosto ter aqui a nossa comunidade educativa: professores, educadores, alunos, pais, funcionários...nesta montra maior que é a Feira do Livro onde o Agrupamento dá a conhecer os trabalhos que desenvolve ao longo do ano. São dias de cultura, aprendizagem, saber e partilha. É, também, uma alegria ver aqui as associações do concelho. Destaque para a CPCJ de Montalegre, uma grande entidade que zela pelas nossas crianças e jovens, que irá fazer um importante seminário agendado para sexta-feira. Será abordado um tema de suma importância para a estruturação das nossas crianças e famílias. Dizer ainda que esta feira - tal como em outros anos - não é só uma mostra de livros mas um espaço de cultura e partilha. Há diferentes atividades que vão ao encontro do gosto de cada um.»

Gorete Afonso | Responsável pela Biblioteca Municipal de Montalegre
«Estamos a comemorar o centenário de dois vultos da literatura portuguesa: José Saramago e Agustina Bessa-Luís. Temos imensas novidades e ofertas no âmbito do nosso programa. A abertura foi dedicada ao Dia Mundial da Criança com várias atividades integradas no âmbito de projetos integrados e inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Várias exposições que retratam muito trabalho pedagógico. Temos apresentação de vários livros e muitos instituições que estão a trabalhar com a biblioteca municipal. Uma das novidades está relacionada com o "Eu Sou Digital", programa que está a ser implementado no concelho através das Juntas de Freguesia. É um evento feita da comunidade para a comunidade. Tudo que aqui pode ser visto é feito por muitas mãos. Este cartaz de fruição cultural é fruto de todo este trabalho. Oferecemos teatro e cinema. Quisemos também vestir a camisola pela Ucrânia sensibilizado todos para esta causa.»

MEMÓRIA

2019. XX Feira do Livro