Montalegre | 25 Abril - 47 Anos

25 Abril 2021

Na celebração dos 47 anos da "revolução dos cravos", o município de Montalegre elaborou um programa em formato híbrido. Uma efeméride que restaurou a liberdade em Portugal na sequência do Movimento das Forças Armadas (MFA) que derrubou, sem tiros, o regime de ditadura que, durante 48 anos, oprimiu o povo português. Com este sentimento, a autarquia desenhou um conjunto de ações que dignificaram este extraordinário marco da história portuguesa. Marcado pelo mau tempo, o programa iniciou - de modo presencial - com o tradicional hastear da bandeira e interpretação do hino nacional em frente ao edifício da autarquia. Algum público presente observou a interpretação da Banda Musical de Parafita. Destaque para as presenças da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto. Devido à crise pandémica, a jornada foi concluída com mais iniciativas que puderam ser acompanhadas online no Facebook do município.

Perto de completar meio século, a "revolução dos cravos" foi lembrada em Montalegre com um conjunto de testemunhos e músicas que invocaram o movimento revolucionário operado em Portugal na madrugada do 25 de abril de 1974. Do programa constou ainda uma singela homenagem a Bento Gonçalves, primeiro Secretário-geral do PCP, partido que assinala este ano 100 anos de existência. O presidente do município, Orlando Alves, acompanhado, entre outros, pelo presidente da Assembleia Municipal, Fernando Rodrigues, deixou um ramo de cravos no monumento que lembra a memória deste notável barrosão. Orlando Alves, aproveitou a ocasião para deixar esta garantia: «temos destinado um monumento que seja à altura da sua grandeza moral e humana que inauguraremos nas comemorações dos 50 anos da Revolução. Deu a vida por nós, e pela liberdade que nunca viveu, sucumbindo às agruras do campo de concentração do Tarrafal para onde os algozes do Estado Novo o haviam desterrado».

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«O 25 de Abril será para sempre perpetuado. Estivemos aqui com muito brilhantismo e muita dignidade, acompanhados pelos Bombeiros de Montalegre e Salto e pela Banda Musical de Parafita que já estava ansiosa por uma atuação. Parabéns para eles. Marcaram a sua presença e enfeitaram a nossa praça. Connosco perpetuaram o espirito de abril. Temos todos a vontade de que o país seja cada vez mais igualitário e de todos. Um país onde a educação seja a regra basilar do nosso desenvolvimento, onde as pessoas saibam ouvir e onde os desequilíbrios gritantes e vergonhosos que ainda hoje existem na nossa sociedade possam ser combatidos. A revolução trouxe desenvolvimento e melhorias para todos os portugueses. Mas ainda temos que olhar para as franjas mais necessitadas. Temos que ser todos a fazer este país onde caibam todos e onde haja prosperidade e progresso. Uma saudação para os militares que estiveram na base de tudo isto há 47 anos. Eu tinha entrado dois dias antes para o quartel de Mafra, a Escola Prática de Infantaria. Hoje recordo todos esses momentos com muita saudade e muita vontade de continuar a trabalhar para que abril seja, de facto, todos os dias».

MONTALEGRE - 25 ABRIL 2021 (Programa)

MONTALEGRE - 47 Anos do 25 de Abril (Discurso do Presidente da Câmara Municipal, Orlando Alves)

MONTALEGRE | 25 ABRIL (47 ANOS) - EMISSÃO ONLINE

MONTALEGRE | 25 ABRIL (47 ANOS) - TEASER