Salto | VIII 'Semana do Barrosão' - Abertura

28 Julho 2023

Está inaugurada, na vila de Salto, a oitava edição da "Semana do Barrosão", evento organizado pela Junta de Freguesia de Salto e Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã. O palco continua a ser no belo parque de lazer do Torrão da Veiga. No dia inaugural, houve oportunidade para observar a oferta variada que pode ser degustada, apreciada e adquirida ao longo deste fim de semana. Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, apadrinhou o momento.

SALTO - VIII SEMANA DO BARROSÃO (PROGRAMA)

SALTO | VIII SEMANA DO BARROSÃO | PROGRAMA (28 A 30 JULHO 2023)

MEMÓRIA

2022. Semana do Barrosão (VII)
. Semana do Barrosão (VI)
2018. Semana do Barrosão (V)
2017. Semana do Barrosão (IV)
2016. Semana do Barrosão (III)
2015. Semana do Barrosão (II)
2014. Semana do Barrosão (I)

TEM A PALAVRA

Catarina Gonçalves | Presidente da Junta de Freguesia de Salto
«Trata-se de um evento que quer proclamar a raça barrosã e os seus produtores, que quer divulgar a genuinidade do território com base na forma tradicional de trabalhar as terras, de tratar o gado e na entreajuda dos seus habitantes. Temos paisagens únicas, e uma forma de viver invejável e por isso somos distinguidos! Estamos integrados numa área designada por Património Agrícola Mundial. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) reconheceu a região do Barroso como património agrícola mundial. Na base da distinção estão as tradições que o nosso povo do Barroso mantém na relação com o ambiente em atividades como a agricultura, a silvicultura e a pastagem. É também isto que distingue o nosso gado, a sua qualidade, a sua imponência a sua verdadeira excelência. Acreditamos que foram estes alguns dos elementos essenciais para que o Barroso fosse tão grandiosamente distinguido. E agora acreditamos que essa distinção é seriamente a maior das alavancas para que a nossa produção local cresça, para que os nossos produtores cresçam e que toda a economia local se refaça e se fixe em patamares apelativos. Será este o desafio e desígnio, por isso deixo aqui uma palavra de agradecimento à autarquia, por manter tão elevados apoios e incentivos à produção, mas sobretudo aos nossos produtores, que pela sua resiliência e dedicação nos fazem estar nas melhores referencias sociais, turísticas e gastronómicas.»

SALTO | VIII SEMANA DO BARROSÃO | ABERTURA | PRESIDENTE (FÁTIMA FERNANDES)

SALTO | VIII SEMANA DO BARROSÃO | ABERTURA (REPORTAGEM - PORTO CANAL) 1 PARTE

SALTO | VIII SEMANA DO BARROSÃO | ABERTURA (REPORTAGEM - PORTO CANAL) 2 PARTE