Bombeiros de Montalegre homenageiam família benemérita

19 Agosto 2009
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre rendeu homenagem a uma familia barrosã, radicada nos EUA, benemérita para com a corporação. Com parte do dinheiro da familia Gomes (16.500 dólares) foi possível adquirir uma viatura VCOT (veículo de comando operacional táctico) pelo valor aproximado de 37 mil euros.
O barrosão Filipe Gomes, familia e alguns amigos doaram à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre 16.500 dólares, mais 20 casacos Nomex, alguns capacetes e alguns pares de botas. Um gesto que não passou em claro à corporação que quis retribuir com uma jornada de homenagem a esta família benemérita.
A história começa em inícios deste ano, na última Feira do Fumeiro, com muita neve à mistura, facto que impossibilitou Filipe Gomes de viajar para o Porto em busca do avião. Foi aí que entraram os bombeiros transportando-o juntamente com a esposa Delfina. O acto sensibilizou de tal forma este montalegrense, radicado nos EUA, que prometeu ajuda para a aquisição de uma moderna viatura bem diferente daquela que viajou, na altura, para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.

VIAGEM AOS EUA

Passados alguns meses, o presidente da associação, António Eduardo dos Santos, e o comandante David Teixeira estiveram cerca de duas semanas nos EUA em busca de apoios numa organização do benemérito. Ficou decidido que seria ele e a familia a arranjarem o maior número de dinheiro. Assim sucedeu. Ao todo foi arrecadado 16.500 dólares. Um número que ajudou para a corporação adquirir uma moderna viatura, topo de gama, munida da mais moderna tecnologia. Um VCOT (veículo de comando operacional táctico) cujo valor rondou os 37 mil euros. O carro foi apresentado nesta jornada de homenagem, facto que muito agradou não só à familia benemérita como a todos os presentes.

BOMBEIROS
DISTINGUIDOS

A cerimónia contou com várias personalidades, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, e o comandante operacional distrital, Carlos Silva. O acto solene iniciou-se com a distinção a alguns bombeiros com uma medalha que simbolizou promoção de escalão. Seguiu-se a bênção da nova viatura e a realização de um simulacro como oportunamente noticiamos.

JANTAR-CONVÍVIO

A homenagem terminou com um jantar de confraternização no salão dos Bombeiros de Montalegre onde, para além dos discursos, foram entregues estatuetas aos beneméritos como forma de reconhecimento e gratidão.
Para o presidente da Câmara Municipal de Montalegre «o maior mérito que tem esta direcção é ter congregado, à sua volta, uma equipa dinâmica, competente, de trabalho, que soube trazer para aqui muitos jovens, muita gente, a dar o melhor da juventude para a comunidade».
Fernando Rodrigues declarou ainda: «ao receberem uma oferta de uma viatura, os bombeiros souberam também reconhecer. É uma homenagem sincera, de quem sabe reconhecer, de gratidão profunda, da nossa gente para a nossa gente». Sem se deter, o edil agradeceu o gesto da familia benemérita: «o meu agradecimento ao Filipe e à sua familia. Este gesto que tiveram merece o reconhecimento público da Câmara de Montalegre. Aqueles que estão longe às vezes esquecem-se da terra, da família, dos amigos. Apesar de estarem tão longe, vocês não perderam a ligação à nossa terra por isso vos saúdo em meu nome e em nome de todos os barrosões!».

BALANÇO POSITIVO

Na hora do rescaldo, o presidente da associação, António Eduardo dos Santos, teceu rasgados elogios à familia benemérita e a todos que contribuem para o fortalecimento e crescimento dos bombeiros: «o balanço é altamente positivo. Nós só conseguimos prestar um bom serviço se tivermos meios. Humanos e materiais. Toda a gente sabe das nossas dificuldades. Em boa hora que isto aconteceu. É um carro muito importante para a nossa associação. Já em 2005 que o Filipe nos tinha dado um contributo generoso para um outro carro. Estamos gratos. Que esta iniciativa seja o início de outras».

DONATIVOS (em dólares)

Filipe de Freitas Gomes - 12.000