Chama da Solidariedade em Montalegre

15 Setembro 2009
Passou pelo concelho de Montalegre a "Chama da Solidariedade", projecto, à escala nacional, da CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) em parceria com as UDIPSS (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social) de Braga, Vila Real e Viseu. Objectivo maior é a «promoção da festa da solidariedade que este ano decorrerá no distrito de Viseu. Uma iniciativa que convocou várias associações concelhias cujo ponto alto esteve reservado na Praça do Município de Montalegre.
O projecto "Chama da Solidariedade" passou pelo concelho de Montalegre. Falamos de uma iniciativa da CNIS em parceria com a UDIPSS (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social) de Braga, Vila Real e Viseu. A "chama" despediu-se do concelho de Braga, pelo Cambedo, onde marcou presença, na sua recepção, o Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves, representantes da Câmara Municipal de Montalegre e da CNIS.

ARRANQUE
EM MONTALEGRE

A "Chama da Solidariedade", no distrito de Vila Real, iniciou o périplo em Montalegre (consultar programa anexo) passando depois por Chaves (onde pernoitou). Até sábado ainda vai passar por Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Régua. O trajecto culmina no distrito de Viseu.
De sublinhar que estamos a falar de um evento que consiste no transporte de uma chama, em tudo idêntica à Chama Olímpica, que envolve toda a população civil e seus parceiros. Para além de ter como principal objectivo, como já foi vincado, a promoção da Festa da Solidariedade, é também «um canal de transmissão da identidade e dos princípios do sector social nomeadamente os da solidariedade e do serviço ao bem comum».
Ao longo do percurso a chama poderá ser transportada a pé, de carro, a cavalo, de bicicleta, de motociclo, de balão, de barco, etc.

MAIS SOLIDARIEDADE

Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, congratulou-se com esta iniciativa que a classificou de extrema importância mais não seja para "chocar" com o dia a dia: «a Câmara de Montalegre associa-se a esta iniciativa com o máximo de responsabilidade. Nós somos um país solidário, mas é bom que se apele, que se lembre que é preciso continuarmos com este trabalho. Estes valores são muito importantes». Sempre no mesmo tom, afirmou: «precisamos de ter mais solidariedade. É preciso que saibamos dar valor àquelas pessoas que cuidam dos idosos, dos doentes, das crianças, tantas vezes em voluntário, sem interesse algum...é uma obrigação nossa fazer este reconhecimento. É uma obrigação fazer o reconhecimento às associações de todo o país, do concelho, tantas vezes a viver em dificuldades, por isso, o meu louvor a essa gente que luta pelo bem comum».