Presidente da Câmara entrega 'Prémio de Mérito Escolar'

Presidente da Câmara entrega "Prémio de Mérito Escolar"
11 Setembro 2009
Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, foi o convidado de honra para entregar os "prémios de mérito escolar" a 35 alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz. Uma cerimónia que serviu para «reconhecer o mérito a quem trabalha» e «estimular os restantes alunos para se aplicarem cada vez mais».
Na semana que abriu um novo ano lectivo, a Escola Secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, decidiu homenagear os melhores alunos do ano transacto, 35 no total (16 dos cursos profissionais e 19 dos cursos científicos), tendo dois deles, um em cada sector, levado para casa, para além do diploma respectivo, um cheque no valor de 500 euros.
Um gesto «simbólico mas importante», afirmou João Surreira, director do estabelecimento de ensino, enquadrado numa aposta lançada pelo Governo o ano passado, que visa «estimular» e «reconhecer quem trabalha».

PLANO TECNOLÓGICO

Com Anabela Fontes, representante do CAE, presente, Fernando Rodrigues dirigindo-se aos alunos, no anfiteatro da Escola Bento da Cruz, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Estado português ao longo dos últimos anos: «o que progrediu este país com a massificação da escola. Isto tem evoluído muito. Só para dar um exemplo, nos últimos quatro anos, foram distribuídos 1 milhão de computadores. O plano tecnológico tem sido um sucesso, com o pré-escolar para toda a gente, o inglês, a informática, o ensino artístico, enfim...estas magníficas instalações...vocês nem imaginam como antes era a escola e não é preciso recuar muitos anos».
Sem se deter, o autarca reforçou o elogio das medidas sociais levadas a cabo pelo Governo, com incidência na educação, apostas que mudaram completamente este sector, mormente o aumento do abono de familia, abono de familia pré-natal, aumento dos apoios no âmbito da acção social escolar, alimentação para todos os alunos deslocados do 1.º ciclo, escolaridade obrigatória até ao 12.º ano, cursos profissionais, novas oportunidades, aumento de vagas no ensino superior, aumento de vagas nos estágios do programa Erasmus e estágios profissionais renumerados para jovens licenciados.

NOVO CENTRO ESCOLAR

Empolgado, o Presidente da Câmara Municipal aproveitou para falar do novo Centro Escolar de Montalegre, em fase de construção, a erguer junto à Escola Bento da Cruz num enquadramento «notável» que irá, certamente, fomentar o rendimento escolar dos alunos do concelho: «uma sociedade evoluída só é possível se o investimento estiver centrado na educação. O melhor que temos é a juventude, são os nossos alunos, porque é com eles que o nosso país irá crescer. O futuro não é fácil mas uma coisa vos garanto: quem tiver estudos tem mais possibilidades de ter sucesso. Quero, por isso, deixar-vos uma palavra de esperança e de coragem».
Nota final para referir que na entrega dos prémios, Fernando Rodrigues deixou um número, não muito divulgado, que serviu para alertar os alunos para terem noção do investimento feito na área educativa: «cada aluno custa ao Estado 500 euros por mês. Vejam só o dinheiro que é necessário angariar para fazer andar as coisas. Espero que reflictam bem porque não é fácil suportar esta despesa».

BAIXO BARROSO

Por outro lado, no Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso fez-se a entrega dos prémios aos melhores alunos de todos os ciclos de ensino e não só ao do 12º ano, do curso Científico Humanístico de “Ciências e Tecnologias”. Na Borralha concluíram 14 alunos e o "Prémio de Mérito" foi para a aluna Susana Batista Afonso do Curso Tecnológico de Informática.
No Baixo Barroso esteve presente, entre outros, a Vereadora da Educação da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, a representante da Direcção Regional de Educação do Norte, Drª Luísa Galvão, o Presidente da Junta da Venda Nova, membros do órgão de Gestão e restante comunidade educativa.
Na cerimónia, entre outras considerações, o director do Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso, João Luis Pereira, declarou: «o Ministério da Educação, ao longo destes últimos anos, através de diversos incentivos tem, por um lado, procurado cativar os alunos para o prosseguimento de estudos no ensino secundário e, por outro, tentado estimular uma cultura do melhor. Assim, e para o incentivo ao prosseguimento de estudos no ensino secundário tem hoje disponível a bolsa de mérito, cerca de 900€ ano; a bolsa de estudo, por mês, três vezes o abono de família e ainda a acção social escolar, isto é um aluno matriculado no 10º ano por estudar pode ganhar mensalmente cerca de 250€. Para o incentivo do melhor, isto é, aquele que mais se aplica nos estudos, o Ministério atribui no 12º ano, final do secundário, ainda, um diploma de mérito acompanhado de um cheque no valor de 500€».
A fechar, estas palavras: «depois do que enunciei e além de todo o enriquecimento da formação social e humana. Será que ainda há quem duvide de que vale a pena estudar? Já repararam que, aliado aos bons resultados escolares, e sem terem de recorrer à carteira dos vossos pais, agora, já podem satisfazer alguns dos vossos caprichos (ex: telemóvel, bicicleta, calças e sapatilhas de marca etc.). Perante isto só me resta dizer-vos, o mundo é vosso ele sorri-vos. Não façam com que ele vos deixe de sorrir, lutem sempre por mais e melhores resultados».