Estrada Montalegre-Chaves/A24

07 Setembro 2009
Está confirmado: a estrada de Montalegre a Chaves sempre vai ser melhorada. Cumpre-se assim um velho desejo dos barrosões que vão ficar mais perto não só da cidade flaviense como a 15/20 minutos da rede de estradas nacionais. Esta estrada, esclarece Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara, «é importante para os dois municípios porque encurta as distâncias e favorece as relações comerciais e de trabalho entre as empresas e as pessoas de Chaves e de Montalegre».
É o cumprir de uma velha reivindicação da Câmara Municipal de Montalegre: o lançamento, em concurso público, da estrada que liga Montalegre a Chaves. Esta importante obra vai ser executada em duas fases, havendo, segundo garantia de Fernando Rodrigues, presidente da autarquia barrosã, o compromisso do presidente da Câmara de Chaves de avançar com o melhoramento de alguns troços do seu concelho.

ESTRADA NOVA
SOLVEIRA-LIMITES CONCELHO

Relativamente ao projecto elaborado, da parte de Montalegre, haverá uma estrada nova de Solveira aos limites do concelho, sendo beneficiada desde Montalegre nos sítios onde o pavimento se encontra mais degradado.
Do lado de Chaves, embora não seja toda beneficiada de imediato, a estrada vai ter uma grande intervenção que poupa em tempo e que ganha em comodidade e segurança.
Com isto, a estrada segue de Solveira pela Porrinha, vai à curva antes da ponte existente, que é feita de novo, mais alta e mais larga, segue pela Assurreira, onde vai ser construída uma nova ponte que vai ser adjudicada, e segue pelo caminho que se vê da estrada de Meixide. Antes de chegar a Soutelinho da Raia, inclina à direita, para não entrar nas hortas e lameiros da aldeia, e entronca na estrada velha, seguindo por trás do cemitério, encaixando, novamente, na existente. Em Bustelo é construída uma variante para acabar com aquela subida aos cotovelos imprópria de uma estrada moderna.

450 MIL EUROS
DE INVESTIMENTO

A nova ponte da Assurreira já vai ser entregue ao empreiteiro tendo um prazo de execução de seis meses. A obra vai custar 450 mil euros, sendo financiada pelo programa Interreg e co-financiada pelos dois municípios (Montalegre e Chaves). O restante troço do município de Montalegre também já está a concurso com valores, em orçamento, na ordem dos 2,7 milhões de euros. A obra vai realizar-se em 12 meses.
Por outro lado, ainda não há financiamento comunitário assegurado para esta última parte, contudo, Fernando Rodrigues diz que não tem medo e que já arriscou com «obras mais complicadas» e, que depois, conseguiu o dinheiro rematando, ao seu estilo: «se não se fizer é que não há obra nem dinheiro».