Câmara de Montalegre entre as que pagam mais depressa

02 Outubro 2009
A Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL) acaba de publicar no seu site, informação reportada a 30 de Setembro, sobre as câmaras que ultrapassam 90 dias de tempo médio para pagar aos fornecedores. Da "lista negra" não consta a Câmara de Montalegre. Para Fernando Rodrigues este documento oficial «prova o rigor das contas, a disciplina orçamental e a boa saúde financeira da câmara».

A Câmara Municipal de Montalegre está entre as que melhor paga aos seus fornecedores. A conclusão pode ser retirada do anúncio público levado a cabo pela Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL), no passado dia 30 de Setembro, onde dá conta das câmaras incumpridoras e onde não aparece a edilidade chefiada pelo presidente Fernando Rodrigues. Por outras palavras, a Câmara de Montalegre paga as suas facturas, em média, a baixo dos 90 dias.
No documento podemos observar autarquias com um tempo médio para pagamento de 696 dias e muitas com mais de 200 e 300 dias.
Referir que da lista onde aparecem as câmaras com prazo de pagamento superior ao de Montalegre, encontramos, entre outras, Santo Tirso, Barcelos, Lisboa, Maia, Figueira da Foz, Vila Nova de Gaia, Covilhã e Paços de Ferreira.

MONTALEGRE E BOTICAS
FORA DA "LISTA NEGRA"

Na região do Alto Tâmega só as Câmaras de Montalegre e Boticas é que estão fora da lista, isto é, só Montalegre e Boticas é que pagam a menos de 90 dias.
Para Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, este documento oficial «prova o rigor das contas, a disciplina orçamental e a boa saúde financeira da câmara».
Saliente-se que a Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) «é um serviço central do Estado, integrado na Presidência de Conselho de Ministros, responsável pela concepção, execução e coordenação de medidas de apoio à Administração Autárquica e pela cooperação técnica e financeira entre a Administração Central e a Administração Autárquica. As missões cometidas à DGAL foram genericamente prosseguidas, desde 1974, pelas seguintes instituições: Direcção-Geral da Administração Autárquica; Direcção-Geral da Acção Regional e Local; Direcção-Geral da Acção Regional; Direcção-Geral da Administração Local».