Montalegre | Posto de carregamento de carros elétricos

Montalegre (Posto de carregamento de carros elétricos)
21 Março 2018
O concelho de Montalegre passa a ter, desde hoje, o primeiro posto de carregamento de carros elétricos. A vila de Salto e a freguesia de Cabril também vão ter brevemente. A médio prazo, esta aposta irá espalhar-se pelo território. A ideia, vinca o presidente, é colocar o concelho como uma referência na eficiência energética e qualidade ambiental.
Instalado nas traseiras do edifício da autarquia, entrou hoje em funcionamento o primeiro posto de carregamento de carros elétricos do concelho de Montalegre. O posto está inserido na rede pública nacional e vem abrir janelas de oportunidade à implantação dos carros elétricos no mercado. Permite abastecer o carro num máximo de 30 minutos, podendo vir a ser especialmente adequado para situações imprevistas e para viagens de maior distância.

FUTURO DA MOBILIDADE

Com carros 100% elétricos, cada vez com mais autonomia, experiência de condução inovadora, zero emissões e zero poluição são cada vez mais os cidadãos a enveredar por estas viaturas. Viaturas muito mais económicas, com cada 100 Km no seu carro elétrico a custarem apenas 1,5€. Neste contexto, o município de Montalegre dá o exemplo como faz questão de vincar o presidente da autarquia: «temos o primeiro posto de abastecimento para carros elétricos localizado na praça Luís de Camões. Estão previstos mais dois: em Salto e Cabril, para ficarmos com o território mais ou menos coberto. Aguardamos a chegada de mais três veículos elétricos durante o mês de abril ou princípio de maio. A partir de agora, passa a ser uma exigência que a frota da Câmara de Montalegre seja essencialmente constituída por carros elétricos».

CARREGAMENTOS GRÁTIS

Orlando Alves esclarece que estes postos de carregamento, para já, «terão utilização gratuita». Porém, no futuro «estamos a pensar na colocação de mais e teremos que avaliar a situação». Numa fase inicial, sublinha o autarca, «queremos despertar a população para este desafio». É desta forma que o município de Montalegre se posiciona, em pleno século XXI, «para o desafio feito à escala mundial de todos nos envolvermos em salvar o planeta», reforça. Para isso «é necessário reduzir as emissões de carbono», sendo este «o nosso contributo para a chamada descarbonização da economia».

SUBSTITUIÇÃO DA LUMINÁRIA

A reboque desta aposta está o processo, já iniciado, de substituição de todas as luminárias de mercúrio existentes no concelho. O presidente da Câmara de Montalegre não disfarça a satisfação: «estamos a trocar toda a luminária existente por lâmpadas led, muito menos poluentes e mais económicas. É o papel que cabe aos políticos. A sociedade deve ter consciência de que o planeta está doente, pode mesmo colapsar. Nesse sentido, nunca teremos qualidade de vida e não adianta de nada termos dinheiro na carteira». No rodapé, Orlando Alves, voltou a frisar que «o município de Montalegre dá o exemplo e desenvolve campanhas de consciencialização para que os nossos cidadãos agarrem este desígnio».

MONTALEGRE | POSTO DE CARREGAMENTO DE CARROS ELÉTRICOS