Dia Mundial da Floresta

21 Março 2021

É hoje assinalado, em todo o Mundo, o Dia da Floresta. Esta data relembra a importância das florestas na nossa vida ao mesmo tempo que defende uma contínua convervação e gestão sustentável das mesmas. A efeméride data desde 1971 quando, na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na terra. Um ano depois – início da Primavera no hemisfério Norte – foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta em vários países, entre os quais Portugal. Porém, a comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar, pela primeira vez, no estado norte-americano do Nebraska, em 1782. John Stirling Morton conseguiu impelir toda a população a consagrar um dia do ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema de escassez de material lenhoso. A festa da árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do Mundo, e, em Portugal, comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.