Mais de 20 milhões de euros para aplicar no Subsistema de Abastecimento de água do Alto Rabagão

04 Fevereiro 2005
Empreitada pronta nos próximos 400 dias
O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de água e de Saneamento de Trás-os-Montes e Alto Douro é constituído, ao nível do Abastecimento de água ao concelho de Montalegre, pelo Subsistema de Abastecimento de água do Alto Rabagão. Vai abastecer não só os concelhos do Barroso (Montalegre e Boticas) como também os municípios vizinhos de Ribeira de Pena e Chaves. A projecção aponta que no final da concessão, a área pode abarcar um território na ordem dos 104.461 habitantes (população residente e flutuante).
No concelho de Montalegre, esta nova estrutura, cujo prazo de execução termina dentro de 400 dias aproximadamente, vai servir parcial ou totalmente as freguesias de Montalegre, Salto, S. Miguel de Vilar de Perdizes, Gralhas, Viade de Baixo, Solveira, Venda Nova, Vila da Ponte, Covêlo do Gerês, Ferral, Sarraquinhos, Paradela, Meixedo, Chã, Covelães, Padroso, Morgade, Cervos, Ferral, Meixide, Padornelos, Mourilhe, Reigoso, Negrões, Fiães do Rio, Sezelhe, Cambeses do Rio, Outeiro, Pondras, Fervidelas, Cabril, Donões e Contim.
O Subsistema de Abastecimento de água do Alto Rabagão vai responder às necessidades de 7.982 residentes o que se traduz em cerca de 87% da população que vive nesta terra do Barroso.
Estamos a falar de um subsistema a construir de raiz, com origem de água na albufeira da barragem do Alto Rabagão. De acordo com o projecto, estão em vista as seguintes infra-estruturas: captação na albufeira do Alto Rabagão para um caudal de 230 Is-; Estação de Tratamento de água com uma produção diária de 19.008 m3/dia; cerca de 123 km de condutas adutoras e elevatórias com diâmetros entre DN60mm e DN560mm; quatro estações elevatórias; cinco reservatórios com volumes entre 100m3 e 3.200m3 e 19 ligações a reservatórios existentes.

ARRANQUE DAS OBRAS
PARA BREVE

As obras vão arrancar brevemente. A “Empreitada de Execução da Captação e Estação de Tratamento de água do Alto Rabagão, agora consignada, está contratada ao consórcio “Monte & Monte, S.A. /Degrémont, S.A.??? pelo valor global de €7.464.333,43. A este valor junta-se um outro. Encontra-se em fase de adjudicação a “Empreitada de Execução de Condutas Adutoras, Reservatórios, Estações Elevatórias e Ligações a Reservatórios Existentes do Subsistema de Abastecimento de água do Alto Rabagão??? cujo investimento global ascende a 15 milhões de euros.