Alunos da UM visitaram Ecomuseu

14 Novembro 2006
Objectivo da visita foi levar uma noção geral do que é o conceito de Ecomuseu assim como observar todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 4 anos. Locais como as Minas da Borralha, as instalações do Polo do Ecomuseu de Salto, zona envolvente ao Castelo de Montalegre, Hotel do Padre Fontes e a aldeia de Paredes do Rio, mereceram observação e escuta pormenorizada.
A equipa do Ecomuseu de Barroso recebeu um grupo de alunos da licenciatura em Geografia e Planeamento da Universidade do Minho. Pretendiam com esta levar uma noção geral do que é o Ecomuseu, em terras de Barroso, bem assim como dos projectos desenvolvidos nestes últimos 4 anos. As Minas da Borralha,  as instalações do pólo do Ecomuseu em Salto, a zona envolvente ao Castelo de Montalegre, o hotel rural do Padre Fontes e a aldeia de Paredes do Rio  foram alguns dos locais da visita.
O projecto a levar a cabo por estes alunos consiste em elaborar uma proposta de Ecomuseu e apresentá-la à Universidade.
De entre os docentes que acompanharam este grupo, constou ainda a presença do barrosão Rogério Borralheiro, nome com uma notável carreira de investigação, nomeadamente no que se refere às memorias paroquiais da região de Trás-os-Montes.

Alunos da UM visitaram Ecomuseu