Comemoração do Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio

12 Maio 2006
Ecomuseu de Barroso comemora a data convidando toda a população a participar num percurso pedestre ao Carvalhal do Avelar.
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, o Ecomuseu de Barroso convida todos os amantes da natureza a participar num percurso pedestre ao Carvalhal do Avelar.

Este carvalhal, centenário, constitui um património de elevado valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico. Deste modo, é importante preservar e conservar não só tal carvalhal, mas também a grande biodiversidade que nele encontra o seu habitat natural.

Além disso, salienta-se o facto do carvalhal ser um local de passagem e de habitat para as matilhas de lobo-ibérico (Canis lupus signatus), associando-se, desta forma, a factos históricos relacionados com a perseguição ao lobo. A comprovar tudo isto é a existência de um fojo de paredes convergentes (Fojo do Avelar), localizado junto ao carvalhal, uma armadilha secular de caça ao lobo (século XVI) de elevado valor patrimonial.

Com tudo isto, o percurso pedestre interpretado tem início às 10 horas da manhã.

As inscrições devem ser feitas nas instalações do Ecomuseu ou através do nº 276 518 645 até ao dia 16 de Maio.

Comemoração do Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio