Criado Gabinete Apoio Emigrante

16 Outubro 2007
Foi assinado, no salão nobre da autarquia de Montalegre, um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Montalegre e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas cujo fim passa pela «criação de estruturas, ou o aproveitamento das já existentes na Câmara, para efeitos de apoio aos munícipes que tenham estado emigrados, que estejam em vias de regresso ou que ainda residam nos países de acolhimento».
António Braga, Secretário de Estado das Comunidades Locais, apadrinhou a celebração de um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Montalegre e a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (ver documento, na íntegra, em anexo) numa sessão solene realizada no salão nobre da autarquia barrosã.
O protocolo foi definido por Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara de Montalegre, como «muito importante» porque «só quem visita os emigrantes é que compreende a ligação que eles têm à terra». Com isto, reforçou o edil, «os emigrantes passam a ter mais facilidade em resolver vários assuntos porque eles precisam não só de apoio cá como lá».
No discurso, o autarca afirmou: «cada vez somos mais cidadãos do mundo. Já não há fronteiras. Os emigrantes, com este gabinete, passam a ficar melhor integrados, a conhecer melhor os mecanismos existentes. O gabinete passa a resolver e a encaminhar para encontrar as melhores soluções nos mais diversos assuntos (ex: reformas, saúde, etc)».
Por sua vez, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas reconheceu que, nos últimos seis anos, saíram do nosso país 160 mil portugueses, porém, preferiu sublinhar os novos 400 mil que entraram, em igual período: «é sinal que o nosso país é apetecido, é competitivo». António Braga vincou igualmente a imagem positiva que recolhe dos portugueses por esse Mundo fora: «pessoas honestas, trabalhadoras, de bom relacionamento».

COMPETÊNCIAS
Criado Gabinete Apoio Emigrante