Isabel Alçada na Feira do Livro

05 Junho 2008
Comissária do Plano Nacional de Leitura assinou com a Câmara Municipal de Montalegre um protocolo que prevê uma melhor articulação das actividades lectivas e um reforço no investimento. Os livros passam a circular entre escolas. «Os livros passam a ser de todos», reforçou Isabel Alçada.
Conhecida do grande público por ter, juntamente com Ana Maria Magalhães (escritora) escrito as histórias da colecção juvenil "Uma Aventura", parceria essa que se iniciou em 1982, Isabel Alçada visitou a IX Feira do Livro de Montalegre na qualidade de Comissária do Plano Nacional de Leitura.
A visita da conhecida escritora serviu para celebrar um protocolo com a Câmara Municipal de Montalegre que prevê mais investimento nos hábitos de leitura facilitando o acesso ao livro. Um plano definido pela comissária como «essencial» dado que «atinge jovens desde os 6 meses». A investigação demonstra, disse Isabel Alçada, «que uma criança com 6 meses, cujos pais apresentam hábitos de leitura, esta criança vai ter um maior índice de desenvolvimento que outras».

PLANO NACIONAL
DE LEITURA

O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central «elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus». Trata-se de uma iniciativa do Governo, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares. Tem ainda por fim «criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura».

NAU CATRINETA

A encerrar subiram ao palco jovens inseridos no Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Montalegre com a peça "Lá Vai a Nau Catrineta" que arrecadou os mais rasgados elogios.
Isabel Alçada na Feira do Livro